Jornal de Angola

Al-sissi aprova medidas no sector Económico

-

O Presidente egípcio, Abdel Fattah al-sisi, aprovou medidas para estabiliza­r a economia, no quadro do início do terceiro mandato consecutiv­o, tendo escolhido a nova capital administra­tiva para tomada de posse, por forma a impulsiona­r a atracção de investimen­to estrangeir­o.

No poder há uma década, Al-sissi "prestou juramento sobre a Constituiç­ão, no novo Parlamento na capital administra­tiva”, a leste de Cairo, noticiou o jornal estatal alAhram, citado pela agência de notícias AFP.

O chefe de Estado, de 69 anos, que fica no cargo mais seis anos, anunciou medidas para inverter a ordem económica, bastante afectada por uma enorme inflação e escassez de moeda estrangeir­a, criando dificuldad­es à prática comercial.

No primeiro trimestre de 2024, o Egipto beneficiou de um fluxo de mil milhões de dólares, provenient­es dos Emirados Árabes Unidos e de empréstimo­s do Fundo Monetário Internacio­nal (FMI). Para os apoiantes de Al-sissi, este fluxo de divisa deverá revitaliza­r a economia, mas os observador­es continuam cépticos em relação a possíveis melhorias sem reformas estruturai­s destinadas a reduzir o envolvimen­to do Estado na economia.

Neste contexto, a nova capital administra­tiva joga um papel i mportante, segundo analistas, por oferecer maior mobilidade e circulação de mercadoria­s. “A cerimónia de tomada de posse do Presidente Al-sisi na nova capital administra­tiva vai influencia­r os investidor­es", disse o director executivo da NAC, Khaled Abbas.

Com um custo inicial estimado em cerca de 50 mil milhões de dólares, a NAC está a ser construída numa área desértica do tamanho de Singapura, e tem a primeira de quatro fases já concluída, numa altura em que a maioria dos Ministério­s e agências públicas foram transferid­as para o local.

Uma vez concluída, a nova capital deverá receber cerca de 6,5 milhões de pessoas e servir para descongest­ionar o Cairo, cuja área metropolit­ana acolhe cerca de 30 milhões dos 106 milhões de habitantes do país.

 ?? DR ?? Líder egípcio inicia terceiro mandato focado no investimen­to
DR Líder egípcio inicia terceiro mandato focado no investimen­to

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola