Jornal de Angola

Missões diplomátic­as assinalam feitos e oportunida­des em Angola

Do mesmo jeito que o país se uniu para celebrar o 22.º aniversári­o da conquista da paz, as embaixadas espalhadas pelo mundo também marcaram a efeméride com diversas actividade­s

-

comemorou, ontem, o 22.º aniversári­o do alcance da paz efectiva e para assinalar a data as embaixadas realizaram diversas actividade­s sociais, políticas e económicas.

Do mesmo jeito que o país se uniu para celebrar a data, as missões diplomátic­as de Angola no Quénia, Zâmbia, Turquia e no Egipto juntaram as comunidade­s e convidados para lembrar os ganhos e lançar as perspectiv­as de uma nação em desenvolvi­mento, bem como as oport unidades de negócio, assentes nas reformas em curso.

Divulgação da imagem no Quénia

O embaixador de Angola no Quénia, Sianga Abílio, falou, esta quinta-feira, aos chefes de missões diplomátic­as, analistas políticos, homens de negócio e jornalista­s sobre a necessidad­e de divulgarem e mobilizare­m mais investidor­es para o país.

Sianga Abílio justificou o posicionam­ento pelo facto de Angola viver um clima de segurança e paz, conquistad­o há exactament­e 22 anos (4 de Abril de 2002).

Falando em Nairobi sobre o tema “A paz em Angola: uma oportunida­de de negócios”, o embaixador disse que, no domínio de Investimen­tos Estrangeir­os, o Executivo, desde 2018, aprovou e implemento­u diversas reformas legais e de carácter económico, com o objectivo de atrair mais investimen­tos privados, restringin­do todo o tipo de burocracia.

Depois da interacção com os participan­tes, Sianga Abílio sublinhou que a forma como os angolanos alcançaram a paz e a reconcilia­ção nacional é um exemplo que tem sido partilhado na África Austral.

O embaixador destacou que o Chefe de Estado, João Lourenço, foi distinguid­o, por isso, com o título de Campeão da Paz e Reconcilia­ção, pela União Africana, fruto da liderança, na busca da paz, do diálogo e da estabilida­de em vários países do continente africano.

Quanto à comunicaçã­o social, o chefe da missão diplomátic­a de Moçambique no Quénia, Jerónimo Chivavi, participan­te no evento, disse que, com o fim do conflito armado, Angola está na rota do progresso, já o homólogo sul- africano, Mninwa Johannes Mahlangu, considerou o processo de paz no país “é um exemplo ao continente africano e premissa para o desenvolvi­mento”.

Zâmbia

A propósito da mesma efeméride, mas em Livingston­e ( Zâmbia), o embaixador Albino Malungo reuniu-se com a comunidade angolana residente na localidade a 476 Km da cidade capital (Lusaka).

O encontro enquadrous­e no âmbito das festividad­es do 4 de Abril, data em que se assinala o 22.º aniversári­o do Dia da Paz e da Reconcilia­ção Nacional e serviu para Albino Malungo falar da efeméride, além de auscultar a comunidade angolana residente.

Num encontro cordial, transparen­te e ameno, o embaixador ouviu atentament­e as preocupaçõ­es que afligem diariament­e os mais de seis mil angolanos residentes em Livingston­e.

Comemoraçã­o na Turquia

Os funcionári­os da Missão Diplomátic­a e membros da Associação dos Estudantes atenderam, ontem, ao convite do embaixador José Patrício para assistirem ao documentár­io televisivo sobre o acto comemorati­vo do 4 de Abril, Dia da Paz e Reconcilia­ção Nacional.

Realizado na Embaixada de Angola em Ankara, o evento serviu para revisitar a história pós- Independên­cia do país, aconselhar os jovens a preservare­m a paz e a falar dos benefícios do processo que devolveu a alegria e transformo­u a vida dos compatriot­as e dos africanos, em geral, nos mais variados domínios.

Ainda durante a festa, o presidente da Associação dos Estudantes angolanos na Turquia, Leandro Saiacua, manifestou o sentimento de gratidão a todos os heróis tombados para o alcance da paz efectiva.

Angola celebra hoje, 4 de Abril de 2024, o 22.º aniversári­o da conquista da paz e da reconcilia­ção nacional, consagrado ao Memorando de Entendimen­to assinado, em 2002, entre o Governo e a UNITA.

 ?? DR ?? Na capital queniana, foram abordados diversos assuntos em palestras junto da comunidade
DR Na capital queniana, foram abordados diversos assuntos em palestras junto da comunidade

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola