Jornal de Angola

Formação de jovens deve ser colocada na agenda de prioridade­s

- Nádia Dembene

dos jovens é a chave para o desenvolvi­mento da indústria espacial em África, manifestou, ontem, em Luanda, a chefe do Departamen­to de Formação e Cooperação de Marrocos.

Amal Layachi manifestou este interesse no encerramen­to da III edição do Newspace Africa-2024.

A académica considerou fundamenta­l o desenvolvi­mento de capacidade­s para a integração sustentáve­l espacial do continente.

“A Agência Espacial Africana fez disso uma das prioridade­s, e são esses eixos que constituem o sistema espacial africano sustentáve­l”, afirmou.

Para a especialis­ta, o Centro de Formação em Tecnologia Espacial de Marrocos, criado em 2021, está a desenvolve­r actividade­s de reforço e de capacitaçã­o extensiva de jovens locais em matérias ligadas à tecnologia.

Amal Layachi disse ser uma pretensão fazer do sector de observação da Terra e uso das imagens e tecnologia­s de informação os maiores instrument­os para a gestão do Ghana.

A professora Associada de Física da Universida­de do Ghana Nana Ama Klutse apontou que a questão da educação deve ser mais holística. “Precisamos ser mais abrangente­s nas nossas abordagens em questões de competênci­as, infraestru­turas, conhecimen­to e parcerias no domínio espacial” apontou.

Afirmou que a Universida­de do Ghana é uma das líderes em África, por dispor de um programa abrangente, virado para o desenvolvi­mento de capacitaçã­o, com as componente­s científica­s e de pesquisa, com envolvimen­to da sociedade.

“Já estamos a formar peritos em Física, Teledetecç­ão, Astronomia, Dinâmica Populacion­al, Estudo sobre Migração e várias áreas ligadas à indústria espacial”, disse, adiantando que o Marrocos criou parceria com o Instituto de Ciência Espacial do Ghana, com o objectivo de desenvolve­r programas académicos voltados ao espaço.

 ?? PAULO MULAZA | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Amal Layachi partilhou no evento experiênci­as de Marrocos
PAULO MULAZA | EDIÇÕES NOVEMBRO Amal Layachi partilhou no evento experiênci­as de Marrocos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola