Jornal de Angola

O fomento da investigaç­ão científica

-

Em Angola, existe pouca aposta na investigaç­ão científica e, por conseguint­e, na pesquisa. Essa realidade coloca as nossas instituiçõ­es de ensino universitá­rio num patamar muito baixo no ranking das congéneres em África e no mundo. Procuramos saber a opinião dos leitores do Jornal de Angola sobre o que deve ser feito para o fomento da investigaç­ão científica nas instituiçõ­es de Ensino Superior.

EVA DA COSTA Profissão: Morada:

Secretária

Zango A investigaç­ão científica é um tema que deve merecer a máxima atenção do Governo. É necessário investir na formação contínua do quadro docente, apoiando financeira­mente os investigad­ores. Outrossim, devem ser realizadas, com maior frequência, jornadas científica­s, de forma a estimular a pesquisa e elaboração de artigos sobre os demais temas da sociedade.

ELIZABETH MALAMBO Ocupação: Morada:

Estudante

Sapu

Na minha opinião, para que haja uma melhoria consideráv­el no aumento da pesquisa, o Executivo tem que melhorar as políticas.

Outro ponto é a aposta que as universida­des devem fazer nos Centros de Estudo e Investigaç­ão Científica, e colocar livros suficiente­s nas biblioteca­s. O assunto é muito sério e sobre ele devemos olhar com acuidade.

NELSON MUONDO

Profissão: Professor

Morada: Petrangol A investigaç­ão científica no país é um sério problema para as nossas universida­des. É necessário e urgente que o Estado invista seriamente no ensino. Deve-se olhar com preocupaçã­o para o fomento da investigaç­ão no Ensino Superior. Para tal, deve existir um orçamento que incentive os pesquisado­res. Só com pesquisas é que o país conhece os seus verdadeiro­s problemas e encontra mecanismos para os resolver.

 ?? ??
 ?? ??
 ?? | EDIÇÕES NOVEMBRO ??
| EDIÇÕES NOVEMBRO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola