Jornal de Angola

Somália decide expulsar embaixador da Etiópia

-

A Somália ordenou, ontem, a expulsão do embaixador etíope e o encerramen­to de dois consulados no país, acusando a Etiópia de "interferên­cia nos seus assuntos i nternos", comunicou o Governo num comunicado de imprensa, citado pela Efe. O Governo somali anunciou que decidiu encerrar as representa­ções etíopes nas regiões da Puntland e da Somalilând­ia, tendo igualmente solicitado ao seu Ministério dos Negócios Estrangeir­os que "informe ao embaixador do Governo etíope na República Federal da Somália para regressar ao seu país para consultas".

O executivo explicou que tomou esta decisão "depois de se ter apercebido de que o Governo etíope está a interferir abertament­e nos assuntos internos da Somália e a violar a sua soberania". Este anúncio surgiu um dia após o Ministério dos Negócios Estrangeir­os da Etiópia ter recebido uma delegação da região semi-autónoma de Puntland, que anunciou no domingo que já não reconhecia "as instituiçõ­es do Estado federal" da Somália, depois de o parlamento somali ter aprovado a transição para um regime presidenci­al.

As relações entre os dois países, historicam­ente complexas, estão tensas desde o anúncio, a 1 de Janeiro, da assinatura de um "memorando de entendimen­to" entre Adis Abeba e a Somalilând­ia -uma região separatist­a - que prevê o arrendamen­to de 20 quilómetro­s de costa da Somalilând­ia à Etiópia durante 50 anos. Mogadíscio denunciou o acordo como "ilegal" e uma "violação da sua soberania", equivalent­e a uma "agressão".

As autoridade­s da Somalilând­ia afirmaram que, em troca deste acesso ao mar, a Etiópia tornar-se-ia no primeiro país a reconhecer a nação oficialmen­te, o que nenhum outro fez desde que este pequeno território de 4,5 milhões de habitantes declarou unilateral­mente a sua independên­cia da Somália, em 1991.

 ?? DR ?? Somali exibe a bandeira do país numa das vias de Mogadíscio
DR Somali exibe a bandeira do país numa das vias de Mogadíscio

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola