Jornal de Angola

Turquia detém suspeitos de espiarem para Israel

-

deteve oito pessoas em Istambul suspeitas de espionagem a favor de Israel, duas das quais foram colocadas em prisão prevent i va, anunciou, ontem, o ministro do Interior, Ali Yerlikaya.

"No âmbito da operação Topo-3, foram detidas oito pessoas suspeitas de terem recolhido informaçõe­s sobre pessoas e empresas localizada­s na Turquia e visadas pelos serviços secretos israelitas", disse Yerlikaya, citado pela agência espanhola EFE.

O ministro turco referiu que os detidos são suspeitos de entregar documentos e informaçõe­s a elementos dos serviços secretos israelitas.

Dois dos detidos ficaram em prisão preventiva e seis foram libertados sob controlo judicial, acrescento­u.

Já no início de Janeiro, a Polícia turca tinha detido 33 pessoas suspeitas de espionagem a favor do Mossad, os serviços secretos israelitas.

A agência turca Anadolu noticiou, na altura, que eram suspeitas de espiar "cidadãos estrangeir­os que residem na

Turquia por razões humanitári­as", numa provável referência a membros do grupo palestinia­no Hamas.

Segundo a imprensa turca, a maior parte dos detidos eram sírios, iraquianos e libaneses e 15 deles ficaram em prisão preventiva, enquanto outros foram deportados.

Na primeira semana de Fevereiro, uma operação semelhante em Istambul levou à prisão preventiva de sete suspeitos, aos quais se juntaram outros seis detidos no início de Março.

Yerlikaya não forneceu, ontem, informaçõe­s sobre as nacionalid­ades dos detidos nem sobre os seus alvos.

A Turquia apoia os movimentos palestinia­nos no conflito com Israel, que tem em curso uma ofensiva militar na Faixa de Gaza contra o grupo islamita Hamas.

A actual guerra em Gaza foi desencadea­da por um ataque do Hamas em solo israelita a 7 de Outubro de 2023, que causou cerca de 1.200 mortos e duas centenas de reféns, além de mais de uma centenas de reféns.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola