Jornal de Angola

Irão promete a Israel vingar morte de militares iranianos em Damasco

O chamado Eixo de Resistênci­a é uma aliança informal de organizaçõ­es militantes, liderada por Teerão e profundame­nte anti-israelita, que inclui o Hezbollah libanês

-

O comandante da Guarda Revolucion­ária iraniana, general Hossein Salami, advertiu, ontem, Israel de que nenhum acto contra o Irão ficará sem resposta, dias depois da morte de sete militares da República Islâmica na Síria.

No ataque, atribuído a Israel, mas não confirmado por Telavive, 16 pessoas morreram na segunda-feira na destruição de um edifício na capital síria onde funcionava o Consulado do Irão.

Entre os mortos, contase o chefe da Força Quds na Síria e no Líbano, general Mohamed Reza Zahedi, o seu adjunto, general Mohamed Hadi Haj Rahimi, e mais

cinco oficiais do corpo militar de elite iraniano.

"Avisamos que nenhuma acção de qualquer inimigo contra o sistema sagrado da República Islâmica ficará sem resposta", disse Salami, citado pela agência espanhola EFE.

“A arte da nação iraniana é quebrar o poder dos impérios e demonstrar a vitória da verdade e da fé contra a invalidade da descrença e do politeísmo", acrescento­u.

Num discurso inflamado na Universida­de de Teerão, por ocasião do “Dia de Al Quds" (Dia de Jerusalém), Salami afirmou que Israel será destruído na Faixa de Gaza.

“A mensagem da resis

tência [palestinia­na] é que vamos enterrar o regime sionista [Israel] em Gaza", disse, numa alusão à ofensiva militar israelita no pequeno enclave palestinia­no.

"Os palestinia­nos dizemnos para sermos fortes (...). Não há forma de salvar os sionistas. Os sionistas não podem escolher entre a guerra e a vida, o seu caminho é a rendição", afirmou, citado pela agência Irna.

Salami passou grande parte do discurso a elogiar a resistênci­a do povo palestinia­no e a atacar os parceiros ocidentais de Israel, como os Estados Unidos.

Afirmou que o apoio de

Washington aos "crimes sionistas" colocou os Estados Unidos no "centro do ódio", não só no mundo islâmico, mas também entre muitos dos povos do mundo, segundo a agência espanhola Europa Press.

O líder supremo do Irão, o 'ayatollah' Ali Khamenei, já tinha avisado Israel de que iria lamentar o ataque ao consulado iraniano.

O chamado Eixo de Resistênci­a é uma aliança informal de organizaçõ­es militantes, liderada por Teerão e profundame­nte anti-israelita, que inclui o Hezbollah libanês, os rebeldes Huthis do Iémen e o movimento islamita Hamas, entre outros grupos.

 ?? DR ?? Instantâne­o do funeral do general Hossein Salami, comandante da Guarda Revolucion­ária do Irão, morto, segunda-feira, em Damasco, Síria
DR Instantâne­o do funeral do general Hossein Salami, comandante da Guarda Revolucion­ária do Irão, morto, segunda-feira, em Damasco, Síria

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola