Jornal de Angola

Carmen Secco é a próxima oradora

-

A próxima Conversa da Academia à Quinta- Feira está agendada para o dia 11 de Abril, a partir das 19 horas. Sob moderação da linguista Maria Helena Miguel, a renomada crítica literária brasileira Carmen Tindó Secco abordará o tema “Mulheres de Angola na literatura e noutras artes”. Como tem sido hábito, a participaç­ão via Zoom será livre.

Carmen Tindó Secco faz parte do crescente e heterogéne­o leque de académicos que por este mundo se têm interessad­o pelo estudo e ensino das literatura­s africanas em língua portuguesa. Carmen Lúcia Tindó Ribeiro Secco é Professora Emérita da Universida­de Federal do Rio de Janeiro ( UFRJ), profunda conhecedor­a das Literatura­s Africanas em Português, bem como da brasileira. A professora concedeu recentemen­te uma entrevista ao Jornal de Angola, publicada em Março, na qual a estudiosa brasileira fala da sua paixão pelas letras africanas em português, das relações de intertextu­alidade com a literatura brasileira e traça um panorama das literatura­s de Angola, Moçambique e Cabo Verde.

Carmen Tindó Secco revelou nesta entrevista que a

relação directa com as literatura­s africanas de língua portuguesa começa em 1986, durante uma viagem a Cuba, pois nessa época trabalhava com o Professor Darcy Ribeiro. Em Havana, havia encontrado

e comprado alguns livros de autores angolanos, obras publicadas pelo Governo cubano. Porém, quando, em 1993, foi publicado o edital para o concurso para as Literatura­s Africanas na Universida­de Federal do Rio de Janeiro, resolveu concorrer à única vaga, tendo em vista haver percebido que, a par das muitas diferenças existentes entre a Literatura Brasileira e as Literatura­s Africanas em Língua Portuguesa, poderia estabelece­r importante­s interlocuç­ões com autores africanos de Angola, Moçambique, Cabo Verde e Brasil, entre os quais Luandino Vieira e Guimarães Rosa, Manuel Bandeira e Jorge Barbosa da Geração Pasárgada, de Cabo Verde, Eduardo White, de Moçambique, e Carlos Drummond Andrade, entre outros. “Foi assim, as Literatura­s Africanas me tomaram por inteiro e a elas me dediquei desde 1986 e, como docente da UFRJ, a partir de 1993”, sustentou.

Tem mestrado em Letras pela Pontifícia Universida­de Católica do Rio de Janeiro (1976), Doutorada pela Universida­de Federal do Rio de Janeiro (1992) e pós-doutorada pela Universida­de Federal Fluminense, com estágio na Universida­de Politécnic­a de Moçambique (2009-2010).

 ?? DR ?? Uma das académicas interessad­as na literatura africana
DR Uma das académicas interessad­as na literatura africana

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola