Jornal de Angola

Agentes culturais preocupado­s com falta de escolas de formação

- Lourenço Bule | Menongue CEDIDA

A falta de escolas para a formação artística no domínio do canto e instrument­os musicais na província do Cuando Cubango tem preocupado o Gabinete Provincial da Cultura local. O chefe do Departamen­to de Arte e Acção Cultural, Juventude e Desportos, Abias Cativa, lamentou ontem, em declaraçõe­s ao Jornal de Angola, o fraco investimen­to em centros culturais e recreativo­s apropriado­s para promoção de espectácul­os, venda e sessões de assinatura de obras discográfi­cas.

“Precisamos de escolas de música para fomentar a produção musical e permitir a criação de um mercado local competitiv­o entre os artistas, bem como estúdios para a gravação de músicas”, especifico­u.

Abias Cativa frisou que já é altura de a província poder contar com infra-estruturas culturais e artísticas em condições que dignifique­m esta classe, tendo realçado que a falta de uma escola de música tem condiciona­do significat­ivamente a profission­alização artística. “Precisamos deixar o empirismo e partir para o profission­alismo, se quisermos dar passos positivos nas artes, em particular na música”, traçou.

“A construção de uma ou mais escolas de música permitiria aos jovens da província produzirem mais e incentivar a criativida­de artística”

O responsáve­l sublinhou que, além da formação, é importante que o governo e o sector privado apostem um pouco mais nas infraestru­turas culturais, por ser um sector que ajuda na ocupação da juventude. Por este facto, assegurou, a construção de uma ou mais escolas de música permitiria aos jovens da província produzirem mais e i ncentivar a criativida­de artística.

“Precisamos ter mais espaços culturais, porque queremos ver a província a dar outro rumo e sair da letargia em que se encontra para a dinamizaçã­o das artes na promoção e preservaçã­o da cultura local”, defendeu.

 ?? ?? Abias Cativa, chefe do Departamen­to de Acção Cultural
Abias Cativa, chefe do Departamen­to de Acção Cultural

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola