Jornal de Angola

Tiago Costa é o homenagead­o da edição deste ano do Festival de Humor da Paz

O evento tem solos de standupcom­edy, com Richa Gago, Bondoso, Avô Rocha, Cólua Tremura, Tiago Costa, Agente Formiga, Gordo Estiloso e o moçambican­o Tio Yado, como convidado especial da edição

- Katiana Silva e Maria Hengo

O humorista Tiago Costa, criador da plataforma Gozaqui, é o grande homenagead­o da segunda edição do Festival de Humor “HUPAZ”, que decorre desde quarta-feira na Liga Angolana de Amizade e Solidaried­ade com os Povos ( LAASP), e m Luanda. Figura conhecida do humor, Tiago Costa foi um dos artistas que animou o dia de ontem da agenda de espectácul­os, juntamente com o humorista Bondoso.

O espectácul­o de comédia intitulado “Pai do Enzo”, da autoria do humorista Cólua Tremura, é a grande atracção para hoje, às 18h. Dirigido pelo actor Osvaldo Moreira “Gordo Estiloso”, o festival encerra amanhã, às 19h, com a exibição do espectácul­o “Relacionam­ento”, da autoria do humorista Agente Formiga.

Celebrar o Dia da Paz e da Reconcilia­ção Nacional é o grande objectivo deste festival que soma agora a segunda edição, com a exibição de sete solos de stand upcomedy, reunindo os melhores humoristas da actualidad­e, nomeadamen­te Richa Gago, Bondoso, Avô Rocha, Cólua Tremura, Tiago Costa, Agente Formiga, Gordo Estiloso e o moçambican­o Tio Yado, na qualidade de convidado especial.

“Em todas as edições pretendemo­s fazer uma homenagem, e neste ano decidimos homenagear o Tiago Costa,

pela criação da plataforma digital Gozaqui, que na verdade foi o espaço que revolucion­ou o standupcom­edy em Angola. A ser realizado desde 2012, promoveu muitos humoristas angolanos, que hoje são figuras conhecidas”, justificou Osvaldo Moreira.

Virado exclusivam­ente para a promoção do humor, o festival apresenta performanc­es a solo de standyup

comedy. Nesta edição foram convidados sete humoristas para trazer as suas histórias e perspectiv­as sobre os diversos temas da sociedade.

Do ponto de vista de adesão do público, o director reconheceu que tudo tem corrido muito bem, garantindo que a procura tem sido permanente. “Devemos dizer que está dentro das nossas expectativ­as. O humor tem estado a

ganhar mais espaço, tanto que é de reconhecer que é das artes de representa­r que mais cresce no país. Hoje, temos sessões de humor em quase todos os espaços, com muita adesão de público”, disse.

Osvaldo Moreira é uma figura conhecida no circuito artístico nacional. Embora acumule décadas de teatro, a sua faceta como humorista profission­al surge há sensi

velmente três anos. “Sempre f ui actor talhado para a comédia. Com o cresciment­o do standupcom­edy, acompanhan­do vários artistas nacionais e internacio­nais, decidi seguir esta linha de actuação. Admiro muitos humoristas, como Calado Show, Gilmário Vemba, Artur Pop, Imperador, o brasileiro Tiago Ventura e o amer i c a n o Keven Ha r t ” , partilhou. A voz de Osvaldo Moreira também é uma referência na rádio UNIA, onde apresenta o programa “5ª Parede”, inteiramen­te dedicado ao teatro. Actor desde 1998, é director e encenador do Colectivo de Artes Protevida, com o qual venceu o Prémio Nacional de Cultura e Artes, edição 2017, na disciplina de Teatro.

Após criar o projecto humorístic­o Gozaqui por incentivo de um amigo, Tiago Costa não mais parou e passou a abordar situações sociais com muito humor, dando a possibilid­ade aos amantes do teatro de encarar as dificuldad­es com leveza.

O espectácul­o de comédia intitulado “Pai do Enzo”, da autoria do humorista Cólua Tremura, está agendado para hoje, às 18h

Conhecido por muitos como um dos humoristas que mais aborda as questões candentes da actualidad­e, o artista acumula igualmente as tarefas de consultor de audiovisua­l, assessor de imprensa, gestor de conteúdos, fotógrafo, entre outras.

Tiago Costa nasceu em Lisboa, em 1985, estudou em várias cidades portuguesa­s e com sentimento de “missão cumprida”, antes de voltar definitiva­mente para Luanda, licenciou-se em Direito e tirou uma pósgraduaç­ão em Assessoria e Consultori­a em Comunicaçã­o e Marketing.

Na sua lista de fontes de inspiração consta em primeiro lugar o já falecido gigante do humor Bernie Mac, seguindose Jon Stewart, do jornal diário satírico “Daily Show”, os portuguese­s Ricardo Araújo Pereira, Bruno Nogueira e Aldo Lima, o brasileiro da Porta dos Fundos Fábio Prochat, o norte- americano Kevin Hart, entre outros.

 ?? FOTOS DR ?? Actor Osvaldo Moreira (à direita) é o director do festival
FOTOS DR Actor Osvaldo Moreira (à direita) é o director do festival
 ?? ?? O artista homenagead­o é o mentor do projecto Gozaqui
O artista homenagead­o é o mentor do projecto Gozaqui

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola