Jornal de Angola

Kláudio Hoshai leva cultura angolana a Cabo Verde

-

O encerramen­to da 10ª edição da feira de música Atlantic Music Expo (AME), na noite de quinta-feira, contou com as actuações do cantor angolano Kláudio Hoshai, do congolês Jocelyn Balu et Borumba e dos jovens caboverdia­nos Elly Paris e Gerson Spencer. Estes quatro artistas africanos actuaram antes das cantoras cabo-verdianas Maura e Kátia Semedo.

Aberto na segunda-feira, o cantor e compositor angolano Kláudio Hoshai, filho de mãe cabo-verdiana, natural da Ilha do Fogo, e de pai angolano, subiu ao palco trajado a rigor, acompanhad­o pela banda cabo-verdiana Cartel, contagiand­o o público com uma performanc­e que conquistou muitos aplausos.

O artista angolano, que r eside entre Portugal e França, revelou que esta é a sua primeira vez em Cabo Verde, mas sente como se estivesse em casa devido à forma como foi acolhido desde a sua chegada.

Após o show, em declaraçõe­s à imprensa, Kláudio Hoshai afirmou que estava com receio se tudo iria correr bem, mas a sua actuação correspond­eu às expectativ­as com a ajuda da banda Cartel. Acrescento­u que o sentimento foi de alegria e que esta experiênci­a vai ser um marco n a s u a c a r r e i r a profission­al.

“É África, não tem como ser diferente, nós nascemos com energia, está no nosso DNA. Resolvi trazer a cultura angolana para o palco do AME, porque a j uventude africana de hoje está um pouco perdida. Agora, há uma tendência da música urbana ser descartáve­l, mas mesmo assim a nossa identidade cultural continua consistent­e e queria que a minha actuação fosse um equilíbrio entre as músicas mais antigas e as mais modernas para preservar a nossa tradição”, sustentou o cantor.

É África, não tem como ser diferente, nós nascemos com energia, está no nosso DNA. Resolvi trazer a cultura angolana para o palco do AME

Após a actuação do angol ano, foi a vez do cantor, compositor e p r odutor Jocelyn Balu et Borumba inaugurar o palco da Pracinha da Escola Grande. O cantor de origem congolesa trouxe para o palco do AME muita energia, dança e música tradiciona­l, o que levou o público a dançar ao ritmo das suas músicas. Na sequência houve ainda a actuação da cantora mindelense Elly Paris, que subiu ao palco com a música “Snap Boy”, lançada em 2019. Para encerrar o show da 10ª edição do AME, subiu ao palco o jovem músico ghanense Gerson Spencer, que surpreende­uopúblicoc­omas misturas de ritmos.

Emdeclaraç­ões à imprensa depois do encerramen­to do AME, o director- geral, Augusto Veiga “Gugas’, avançou que se sente orgulhoso de fazer parte desta história durante estas 10 edições, mas ressaltou que esta foi a edição mais difícil de se fazer.

 ?? DR ?? Kláudio Hoshai teve uma actuação impactante no AME
DR Kláudio Hoshai teve uma actuação impactante no AME

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola