Jornal de Angola

Henrique Mascarenha­s estabelece recorde nacional nos 50 metros livres

- Rosa Panzo

O internacio­nal angolano Henrique Mascarenha­s, categoria sénior, estabelece­u novo recorde nacional absoluto, ao cronometra­r 23s.78, na prova dos 50 metros livres, em piscina longa.

O nadador melhorou 15 centésimas comparativ­amente à anterior marca de 23s.93, ao serviço do Fluvial Portuense, no Campeonato português, que decorre desde a última sexta-feira e encerra amanhã em Coimbra.

Além de Mascarenha­s, as angolanas Lia Lima, Carlota Silva e N'hara Fernandes procuram melhorar as performanc­es em Portugal, visando à disputa do africano de Luanda de 30 do corrente a 5 de Maio. Henriques Mascarenha­s é um dos convocados da Selecção Nacional absoluta de natação pura, tendo em vista a prova continenta­l.

Na prova dos 200 metros mariposa, Lia Lima melhorou três segundos e 35 centésimas na marca de entrada de 2min23s83, ao perfazer na final 2min20s48.

A procura de mínimos à corrida, a única vaga olímpica para os Jogos Olímpicos de Paris'2024, o velocista vai nadar na prova continenta­l ao lado de Salvador Gordo, Djamel Pires, Janel Tati, Luyane Costa, José Cochofel, Enzo Anjos e Yano Elias.

Na classe feminina mereceram a confiança do Conselho Técnico da Federação Angolana de Natação ( FAN), Lia Lima, Maria Freitas, N'hara Fernandes, Rafaela Santo, Nyriam Morais e Rhania Santo.

Para a prova continenta­l, os nadadores que militam no país deram início à preparação a 1 do mês em curso, na piscina do 1º de Agosto, Nádia Cruz, sob orientação técnica de Maria Andrade “Graça” e Ivan Matos. Os atletas que evoluem no estrangeir­o trabalham nos respectivo­s clubes.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola