Jornal de Angola

Combustíve­is fósseis são prejudicia­is como o tabaco

-

de Minas e Energia do Brasil, Alexandre Silveira, disse, ontem, que os combustíve­is fósseis acabarão por ser considerad­os tão prejudicia­is à saúde como os cigarros. "A transição energética vai acontecer de uma forma ou de outra, mas também vai acontecer por causa de outro factor, que é a questão cultural", disse Alexandre Silveira numa entrevista à Afp à margem de uma conferênci­a sobre energia realizada em Houston, Texas, Estados Unidos.

"As novas gerações vão começar a rejeitar os combustíve­is fósseis da mesma forma que rejeitaram a indústria do tabaco nos últimos vinte anos", disse, comparando com a conscienci­alização dos efeitos nocivos do tabaco que ajudou a reduzir o seu consumo. "É o que vai acontecer com o petróleo", afirmou. Os comentário­s de Silveira surgem numa altura em que o Brasil, membro dos países produtores de petróleo da OPEP+, também defende uma transição para as energias limpas.

Desde que regressou ao poder para um terceiro mandato em Janeiro de 2023, o Presidente do Brasil, Lula da Silva, fez progressos sólidos na implementa­ção da sua promessa de acabar com a desflorest­ação ilegal na Amazónia, que diminuiu para metade no ano passado em comparação com 2022.

Ao mesmo tempo que o executivo tem um discurso rumo às energias limpas, o Brasil, o maior produtor de petróleo da América Latina, também estabelece­u vários recordes mensais de produção de petróleo bruto no ano passado, nomeadamen­te em Novembro, quando produziu quase 3,7 milhões de barris por dia.

"A procura pelo aumento da produção de petróleo não é interna", frisou, acrescenta­ndo que "a transição é mais lenta do que deveria ser". A transição energética precisa de uma "governação global capaz de criar um diálogo mais justo e equitativo entre os países do Sul e os países desenvolvi­dos", afirmou Silveira.

 ?? DR ?? Alexandre Silveira, ministro de Minas e Energia do Brasil
DR Alexandre Silveira, ministro de Minas e Energia do Brasil

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola