Jornal de Angola

União Europeia pode ampliar missão militar em Moçambique

Estados-membros da União vão apreciar uma proposta, a pedido das autoridade­s nacionais, de reforço das Forças Armadas Moçambican­as com meios não letais

-

A Comissão Europeia decide, na próxima semana, o futuro da Missão de Treino da União em Moçambique (EUTMMOZ), com a possibilid­ade de transforma­ção do carácter táctico procedimen­tal da missão, que, até agora, dota as Forças Armadas de capacidade operaciona­l em acções contra o terrorismo, anunciou Josep Borrell.

“A missão de formação militar da UE em Moçambique está, actualment­e, a passar por uma revisão estratégic­a do seu mandato, que expira em Setembro de 2024”, lêse numa resposta escrita do Alto Representa­nte para a Política Externa e de Defesa da UE, Josep Borrell, a uma pergunta colocada por um membro do Parlamento europeu, referindo que o mandato actual é treinar 11 forças de reacção rápida (QRF) a serem destacadas em Cabo Delgado.

Borrell disse que a EUTMMOZ, liderada desde 2022 (mandato de dois anos) por Portugal, está a treinar a última QRF da Marinha moçambican­a. “Através do Mecanismo Europeu para a Paz, a UE presta apoio às Forças Armadas moçambican­as com 89 milhões de euros para a aquisição de equipament­o não letal para as unidades treinadas pela EUTM-MOZ, o que continuará ao longo deste ano”. Acrescento­u que uma proposta sobre o futuro da EUTMMOZ será discutida e aprovada pelos Estados-membros nas próximas semanas".

O ministro da Defesa moçambican­o, Cristóvão Chume, manifestou, em 29 de Fevereiro, a convicção na continuida­de da EUTMMOZ, pedindo, também, armamento letal. “O programa vai continuar, porque as forças que estão no terreno precisam de ser refrescada­s, além de que têm de partilhar as situações enfrentada­s no teatro de operações, provavelme­nte para mudar algumas coisas", disse o ministro, em resposta à agência Lusa, após uma re união, e m Maputo, com a presidente do Comité Político e de Segurança da União Europeia, Delphine Pronk.

 ?? ?? Efectivos da UE preparam membros das forças de reacção rápida para combaterem grupos terrorista­s em Cabo Delgado
Efectivos da UE preparam membros das forças de reacção rápida para combaterem grupos terrorista­s em Cabo Delgado

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola