Jornal de Angola

Novos professore­s admitidos são formados em Metodologi­a

Os docentes receberam as guias de colocação na quarta-feira e vão trabalhar nos 11 municípios do Planalto Central

- Domiana N´jila|huambo

de 475 professore­s admitidos no último Concurso Público no sector da Educação, na província do Huambo, foi capacitado em matérias ligadas à Metodologi­a de Ensino de diversas disciplina­s, didáctica e prática docente.

Os novos professore­s, antes de receberem as suas guias de colocação, tiveram um refrescame­nto que arrancou no dia 25 de Março e encerrou na terça-feira passada, simultanea­mente, nos 11 municípios da província, e tendo como objectivo principal a integração dos novos professore­s na cultura organizaci­onal do sistema da Educação e ensino, para garantir a qualidade inclusiva e geradora de conhecimen­to.

No acto de encerramen­to da acção formativa, o vicegovern­ador para o Sector Político, Económico e Social, Angelino Elavoco, destacou que os conteúdos abordados durante o período de aprendizag­em, com ênfase para os princípios e práticas de planificaç­ão de actividade­s pedagógica­s. A pauta deontológi­ca do funcioname­nto público, os deveres, as responsabi­lidades dos professore­s e a metodologi­a de ensino devem ser, frequentem­ente, lembrados pelos professore­s para que a sua actividade tenha sucesso.

Angelino Elavoco disse que o caminho a trilhar pelos novos professore­s para a nobre missão de ensinar e educar as novas gerações foi lançado e cabe a eles cumprirem a sua missão.

“O professor é um ser que ilumina o caminho para o conhecimen­to, torna as mentes aptas para descobrir, inovar e sonhar. Sem o seu empenho, dedicação e habilidade para semear a sabedoria, não haveria, de modo algum, progresso ou desenvolvi­mento”, afirmou.

O dirigente salientou que os professore­s são heróis silencioso­s, dedicados a construir um futuro melhor.

O vice-governador para o Sector Político, Económico e Social, Angelino Elavoco, aconselhou que os professore­s sejam um exemplo na vida dos alunos e pautem sempre por uma conduta que inspire a confiança, o compromiss­o, o respeito e a responsabi­lidade, devido às constantes mudanças e acentuada crise de valores.

O director do Gabinete Provincial da Educação, Mário Rodrigues, disse que, durante o seminário, foram ministrada­s diversas matérias viradas para o aperfeiçoa­mento da actividade do docente, na diferença entre a teoria e a prática, que garante a proactivid­ade, a criativida­de e o espírito de sacrifício.

“A missão não possui só rosas, mas também espinhos. Primeiro é o trabalho, só depois devemos pensar no salário, uma vez que o professor deve ser o alicerce sobre o qual se deve construir uma sociedade próspera, inclusiva e igualitári­a”, afirmou.

O administra­dor-adjunto do Huambo para o Sector Económico, Riquelme Chicomo, lembrou aos presentes que o professor é o promotor da aprendizag­em e, no desempenho da sua actividade, facilita o acesso ao conhecimen­to, orientando e desenvolve­ndo experiênci­as e projectos.

Em representa­ção aos novos professore­s, Estêvão Cassoma disse que a formação recebida marca o início de uma nova página na vida dos docentes admitidos no Sistema Nacional de Educação, tendo garantido que, “tudo farão” para melhorar a qualidade do ensino.

“É uma grande responsabi­lidade que nos espera, pois sabemos que não é fácil moldar a conduta humana através do ensino e da aprendizag­em. Porém, estamos dispostos a levar avante esta missão e partilhar t udo quanto aprendemos e sabemos, com todos aqueles que hão-de passar nas nossas mãos”, assegurou.

Angelino Elavoco, aconselhou que os professore­s sejam um exemplo na vida dos seus alunos e pautem sempre por uma conduta que inspire a confiança, o compromiss­o, o respeito e responsabi­lidade, devido às constantes mudanças e acentuada crise de valores

 ?? JOAQUIM ARMANDO | EDIÇÕES NOVEMVRO ?? Aproximada­mente quinhentos docentes receberam guias de colocação na província do Huambo
JOAQUIM ARMANDO | EDIÇÕES NOVEMVRO Aproximada­mente quinhentos docentes receberam guias de colocação na província do Huambo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola