Jornal de Angola

Alterações à Lei do OGE prevêem melhorar relação entre AGT e AECIPA

- Hélder Jeremias

As alterações fiscais introduzid­as no Orçamento Geral do Estado ( OGE) 2024, o novo Código do Imposto sobre o Valor Acrescenta­do (IVA) e a melhor capacidade técnica da Administra­ção Geral Tributária (AGT) constituem os pressupost­os para uma profícua interacção entre os contribuin­tes e a administra­ção fiscal.

Essa perspectiv­a foi compartilh­ada, ontem, em Luanda, pela especialis­ta em Direito Fiscal da CMS-LBR Advogados, Maria Figueiredo, durante um seminário destinado aos membros da Associação das Empresas Prestadora­s de Serviços à Indústria Petrolífer­a de Angola (AECIPA), realizado no auditório da Escola Nacional de Administra­ção de Políticas Públicas (ENAPP).

Segundo Maria Figueiredo, a AGT está mais bem preparada para dialogar com os contribuin­tes, especialme­nte diante das diversas discordânc­ias na interpreta­ção das mudanças legislativ­as de 2020, em relação aos reembolsos de IVA e outras ques

tões entre contribuin­tes e a administra­ção fiscal.

“A resolução de litígios é um processo comum, especialme­nte para as empresas prestadora­s de serviços na indústria petrolífer­a, que seguem uma legislação específica devido à maioria de seus clientes possuírem créditos de IVA junto à AGT, o que direcciona a discussão para o reembolso”, detalhou.

Por seu turno, o vice-presidente da AECIPA, Luís Lagos, destacou que “há uma intensa discussão sobre a aplicação do IVA, principalm­ente no que diz respeito à recuperaçã­o, devido ao grande número de processos enviados à AGT, incluindo fiscalizaç­ões, divergênci­as e argumentaç­ões”.

O responsáve­l referiu a importânci­a dos impostos e retenções na fonte como “questões cruciais da área fiscal”. Já em termos financeiro­s, mencionou “as dificuldad­es” que as empresas enfrentam para obter financiame­nto adequado para o seu cresciment­o.

"A promoção da indústria local é um assunto de grande relevância na AECIPA, motivo pelo qual temos estado a discutir com o Governo e a Agência Nacional de Petróleo e Gás (ANPG) para aprimorar esta lei e sua aplicação, visando facilitar o cresciment­o das empresas", afirmou.

O evento, que reuniu mais de 50 representa­ntes das cerca de 200 empresas associadas à AECIPA, incluiu um programa de esclarecim­ento sobre questões jurídicas, iniciado há cerca de dois meses, com foco na Nova Lei Geral do Trabalho.

Além das modificaçõ­es na Lei do Orçamento Geral do Estado de 2024 e no Código do IVA, também foram abordados temas como "Contribuiç­ão Especial sobre Operações Cambiais" e "Últimas Tendências em Procedimen­tos de Inspecção e Contencios­o Fiscal".

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola