Jornal de Angola

História da atribuição do nome

-

As várias consultas e pesquisas efectuadas pelo repórter deste jornal para saber, ao certo, da verdadeira história da atribuição do nome Vila Alice ao bairro revelaram-se infrutífer­as. Mas há várias versões.

Reginaldo Silva diz ter ouvido duas ou três histórias sobre o assunto, mas nunca conseguiu confirmar, ao certo, nenhuma delas. “Nós temos a Vila Alice e a Vila Clotilde. De acordo com a versão que eu ouvi, eram terrenos pertencent­es a um latifundiá­rio”.

Antigament­e em Luanda, recordou, os terrenos pertenciam a grandes latifundiá­rios, como eram os casos do Marçal, Rangel, e por aí fora. Todos os terrenos tinham os seus proprietár­ios.

No tempo colonial, de acordo ainda com Reginaldo Silva, nesses terrenos era permitido às pessoas construir mediante o pagamento de um “foral, uma coisa parecida a uma autorizaçã­o (compartici­pação), que era para as pessoas construíre­m lá no bairro de acordo com um plano”.

Ainda em relação ao nome Vila Alice, e também Vila Clotilde, Reginaldo Silva afirmou que a informação que tem “é que aquela extensa parcela de terra era de um proprietár­io, e ele deu uma parte para a sua filha Alice, e a outra para a Clotilde, a outra filha. E é a partir desses nomes que surgem os nomes dos bairros Vila Alice e Vila Clotilde”. A nossa fonte fez questão de ressalvar que não se trata de informação confirmada.

No entendimen­to de Reginaldo Silva ambos os bairros eram zonas de desenvolvi­mento urbano, dado que naquela época já havia um mínimo de planeament­o na cidade. Este quadro aconteceu nos finais dos anos 40, início dos anos 50. “Acredito eu que na Vila Alice tenha havido um plano de ordenament­o, com a definição das ruas e dos jardins, e a partir daí as pessoas conseguiam obter os terrenos para construir”.

O nosso interlocut­or lembrou ainda que a maioria das residência­s eram construçõe­s privadas, excepto as do Bairro Económico, construída­s pelo Estado Português, tal como as dos Caminhos de Ferro, bairro que está em frente ao actual Cine Atlântico.

 ?? ?? Reginaldo Silva
Reginaldo Silva

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola