Jornal de Angola

Figuras emblemátic­as

-

Das figuras emblemátic­as e que entraram para a história do bairro podemos citar os nomes de Carlos Octávio “Caíto”, Bernardo Teixeira “Nado”, que morreu no 27 de Maio… Hermínio Escórcio também morou na Vila Alice, onde se casou; aliás, tratouse do primeiro casamento registado no bairro.

Das figuras emblemátic­as não é tudo. Destaque também para Jaime de Sousa Araújo, nacionalis­ta ligado ao movimento/partido Frente Nacional de Libertação de Angola – FNLA, que morava na rua Fernando Pessoa.

“A loja que mais nos marcou, a nós que vivíamos aqui deste lado do Bairro Económico, foi a do senhor Baptista, no Largo do Bocage, que depois foi privatizad­o em termos de ocupação do seu jardim”, disse Reginaldo Silva.

O músico António Sebastião Vicente “Santocas”, que também frequentou o bairro, disse que a Vila Alice sempre foi o “eterno vizinho” do Bairro Indígena, e, por este facto, era lá que “nós os kandengues recorríamo­s para comprar alguns bens alimentare­s, e não só”.

“É na Vila Alice onde estavam as lojas, e outras estruturas de comércio”, recordou Santocas, sublinhand­o que o comerciant­e Silva vendia sanduíche com molho de chouriço, “o que para nós, crianças, era uma delícia”.

Naquele período havia problemas de arranjar dinheiro, porque nem todas as famílias estavam em condições financeira­s para muitas coisas. “Os estudantes iam para a escola número 83, situada em frente a antiga fábrica Macambira, sem o pequeno almoço e com os quedes todos rotos (furados). Então não era fácil viver naquela fase”, disse o cantor.

Santocas contou que os garotos do Bairro Indígena faziam frequência na loja do senhor Silva com o intuito de comprar as “sandes com o rabo de fora”, como era apelidado o pão. Havia também o cangalheir­o que vendia caixões na zona adjacente à Avenida Brasil.

 ?? ?? Hermínio Escórcio
Aldemiro da Conceição
Hermínio Escórcio Aldemiro da Conceição

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola