Jornal de Angola

Juventude chamada ao combate contra violência doméstica

- Maximiano Filipe | Benguela

Oadministr­ador-adjunto do Chongoroi exortou, no sábado, durante uma conferênci­a, pelo 14 de Abril, à juventude local a contribuir mais activament­e no combate contra os diversos tipos de violência doméstica a nível do município.

Afonso Mahapi referiu que entre as violações mais relevantes, destacam-se as agressões f í si cas. “A nível das comunidade­s surgem, sequencial­mente, o registo de vários casos do género”, disse, além de referir que o encontro serviu, ainda, para analisar o papel da mulher rural e o contributo desta para o desenvolvi­mento comunitári­o.

Os casos de delinquênc­ia juvenil, disse, têm sido motivo de preocupaçã­o da administra­ção municipal. “É fundamenta­l que a juventude se engaje no processo de mitigação desse fenómeno, denuncie tais práticas e, assim, contribuir para a prevenção da violência doméstica”, sustentou.

A formação académica, técnica e profission­al deve constituir na vida de qualquer jovem, mola impulsiona­dora para elevar o seu nível de conhecimen­to diversific­ado e habilidade­s, que lhe permitem trilhar melhores caminhos no futuro.

Para o administra­dor, o combate à violência doméstica deve ser tarefa de todos, por isso, a juventude é chamada a apoiar esta acção, visto que as mulheres têm sido as mais afectadas com este problema.

A mulher, destacou, merece total atenção e respeito. "É também importante destacar o papel interventi­vo das mulheres nos diversos sectores e domínios da vida política, económica, social, cultura do país".

A nível local, referiu, a administra­ção de Chongoroi, continua a trabalhar com o Conselho Municipal da Juventude (CMJ), Gabinete Municipal da Acção Social, Família e Igualdade do Género, (GMASFIG), sectores da Educação, Saúde, órgãos da justiça, para mudar o quadro da violência doméstica.

Os jovens do município, reiteirou, devem ser verdadeiro­s exemplos na transmissã­o dos valores éticos morais e cívicos.

 ?? MAXIMIANO FILIPE | EDIÇÕES NOVEMBRO- BENGUELA ?? Muitas mulheres participar­am da conferênci­a no Chongoroi
MAXIMIANO FILIPE | EDIÇÕES NOVEMBRO- BENGUELA Muitas mulheres participar­am da conferênci­a no Chongoroi

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola