Jornal de Angola

Japão ajuda a realização de estudos geológicos

- António Gaspar

Geológico de Angola (IGEO) beneficia de uma ajuda financeira não reembolsáv­el do Japão de três milhões de dólares, para a realização de estudos geológicos em todo o território nacional, anunciou, ontem, em Luanda, o secretário de Estado para a Cooperação Internacio­nal e Comunidade­s Angolanas.

Domingos Vieira Lopes revelou a doação durante a assinatura de Troca de Notas sobre a Implement ação do Programa de Desenvolvi­mento Económico e Social na área dos Recursos Minerais, com o embaixador japonês em Angola, Suzuki Toru.

O financiame­nto enquadra-se no Protocolo de Cooperação entre o IGEO e a Companhia Nacional de Petróleo e Gás e Metal Japão, e incidir sobre o fornecimen­to de materiais específico­s, como veículos de transporte, drones e dispositiv­os de análise com sensores, de modo a permitir que a instituiçã­o angolana desenvolva com eficiência a sua actividade.

O secretário de Estado considerou que, com os fundos disponibil­izados, o país fica melhor preparado para a concretiza­ção dos objectivos traçados no âmbito dos estudos conjuntos e pesquisa geológica, visando a identifica­ção de áreas promissora­s de prospecção e exploração mineira em Angola.

"O Governo do Japão tem demonstrad­o ser um parceiro confiável" na concessão de ajuda a projectos angolanos de desenvolvi­mento, disse, lembrando "o claro envolvimen­to em projectos nos mais diversos sectores, por meio de financiame­ntos ou da concessão de ajuda financeira não reembolsáv­el em vários domínios, nomeadamen­te, desminagem, saúde e educação", disse o secretário de Estado.

Domingos Vieira Lopes destacou, ainda, os anos de cooperação entre Angola e Japão, sublinhand­o que o histórico de relações entre os dois Estados assenta numa base de complement­aridade com ganhos para ambas as partes.

"Assinamos um acordo de promoção e protecção recíproca de investimen­tos, que, naturalmen­te, ao seu tempo, vai permitir um maior i nvestiment­o do Japão no nosso país e, no futuro, podermos investir, também, naquele país asiático", prognostic­ou.

O representa­nte japonês, Suzuki Toru, valorizou a doação pela "escassez dos recursos mineiros" no Japão, onde a cooperação incorpora o conceito"parceiros crescendo juntos".

 ?? EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Domingos Vieira Lopes e Suzuki Toru após a assinatura do acordo
EDIÇÕES NOVEMBRO Domingos Vieira Lopes e Suzuki Toru após a assinatura do acordo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola