Jornal de Angola

Nigéria toma medidas para controlar inflação

-

Central da Nigéria aumentou, duas vezes, as taxas de juro, numa tentativa de controlar os níveis de i nflação, com reflexos directos na normalidad­e monetária, impulsiona­ndo a actividade comercial, com as variáveis de referência a indicarem a baixa dos preços a partir do próximo mês.

A Nigéria está abraço com uma inflação galopante, segundo o Departamen­to Nacion al de Estatístic­a, que avançou a informação, dando conta de que a taxa global subiu, em Março passado, 1,50%, fixando a inflação, agora, em 33,20%, a maior subida, em 28 anos.

A agência pontualizo­u que a inflação alimentar situou-se em 40,01%, em Março de 2024, superando os 37,92%, referente a Fevereiro. A remoção de um subsídio aos combustíve­is, pelo Presidente da Nigéria, Bola Tinubu, em Junho passado, fez com que os preços disparasse­m, deixando milhões de pessoas com dificuldad­es para satisfazer as necessidad­es básicas. A situação provocou um aumento dos custos dos alimentos e da energia. As medidas aplicadas pelo Chefe de Estado nigeriano estão alinhadas com outras implementa­das no âmbito da recuperaçã­o económica, e resultam do acompanham­ento à inflação, tendo em conta que a capacidade financeira estava em causa, refere o insttituto.

No entanto, à luz de novas apreciaçõe­s, as autoridade­s verificara­m que o ritmo da economia estava a abrandar, situação que levou a aplicação de novas medidas. Ainda assim, a inflação ao consumidor tem registado uma tendência ascendente, durante 15 meses consecutiv­os, prejudican­do os rendimento­s das pessoas e drenando as poupanças.

A Nigéria também desvaloriz­ou a sua moeda- o Naira, duas vezes em menos de um ano, numa tentativa de aliviar a escassez crónica de divisas, fazendo com que o dólar se valorizass­e, notavelmen­te, face à moeda nacional.

 ?? ?? Banco Central desvaloriz­ou duas vezes a moeda nigeriana
Banco Central desvaloriz­ou duas vezes a moeda nigeriana

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola