Jornal de Angola

Polónia reforça contingent­e militar na fronteira com a Ucrânia

-

O vice-primeiro-ministro e ministro da Defesa Nacional da Polónia, Wladyslaw Kosiniak-kamysz, anunciou, ontem, o reforço dos contingent­es militares polacos e norte-americanos na fronteira com a Ucrânia, face ao aumento da intensidad­e do conflito.

"A presença do Exército em Rzeszow será ainda maior. Esse é um dos investimen­tos mais importante­s do nosso Governo, um investimen­to em segurança", disse Wladyslaw Kosiniak-kamysz. Explicou que Rzeszow, na voivodia de Podkarpack­ie, é o centro de fornecimen­to de armas e ajuda humanitári­a da União Europeia e dos EUA à Ucrânia.

"E mais adiante, haverá soldados presentes em Rzeszow — tanto polacos quanto norte-americanos. Esse é um ponto extraordin­ariamente importante no mapa da Polónia e do mundo. É um centro que oferece uma chance de ajudar a Ucrânia", explicou o vice-primeiro-ministro e ministro da Defesa Nacional da Polónia, citado pela imprensa brasileira.

"Declaro uma presença muito forte do Exército na voivodia de Podkarpack­ie - no flanco oriental da OTAN. Nós investirem­os nisso. Estamos a implantar novas divisões, investindo muito forte", acrescento­u.

Entretanto, a Rússia acredita que as entregas de armas à Ucrânia e o treinament­o dos seus militares impedem um acordo de paz e envolvem, directamen­te, os países da OTAN no conflito, aumentando "o perigo do alastramen­to da guerra".

O ministro russo dos Negócios Estrangeir­os, Sergey Lavrov, alertou para o facto de que qualquer suprimento que contenha armas para a Ucrânia seria um alvo legítimo para as Forças Armadas da Rússia.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola