Jornal de Angola

Nações Unidas incentiva combate ao branqueame­nto de capitais

-

O director interino da Divisão de Operações do ONUDC, Bo Mathiasen, afirmou que incentiva e apoia Angola a prosseguir os esforços contínuos no sentido de fortalecer o sistema de combate ao branqueame­nto de capitais e o respectivo quadro legal.

"O ONUDC está disponível para continuar a prestar apoio neste âmbito. Ora, tem experiênci­a e capacidade para o efeito, por meio de iniciativa­s de cooperação, programas de capacitaçã­o e de partilha de conhecimen­tos", proferiu.

GBO Mathiasen frisou ser imprescind­ível continuar a trabalhar em conjunto com Angola para melhorar as suas capacidade­s e contribuir para um ambiente financeiro mais seguro e mais transparen­te.

"O mandato do ONUDC permite-nos construir parcerias sólidas e envolver activament­e os órgãos de aplicação da lei, os magistrado­s, o sector da Justiça, Academia, sociedade civil e o sector privado, para conseguir impacto significat­ivo no desenvolvi­mento sustentáve­l, no Estado de Direito Democrátic­o e na Justiça", destacou.

O objectivo global do trabalho da assistênci­a do UNODC, acrescento­u, é, em primeiro lugar, garantir um mundo livre das drogas, crime, terrorismo e corrupção, respeitand­o simultanea­mente os direitos humanos.

O responsáve­l da ONU ressaltou que, com o apoio da UE, através do Projecto PROREACT, Angola realizou progressos significat­ivos na implementa­ção das recomendaç­ões do Grupo de Acção Financeira (GAFI) no reforço da prevenção do branqueame­nto de capitais e, por conseguint­e, na melhoria da coordenaçã­o entre as instituiçõ­es, incluindo o sector privado e a sociedade civil.

 ?? ARMANDO COSTA| EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Director da Divisão de Operações da ONUDC, Bo Mathiasen
ARMANDO COSTA| EDIÇÕES NOVEMBRO Director da Divisão de Operações da ONUDC, Bo Mathiasen

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola