Jornal de Angola

Identifica­das novas áreas e projectos para cooperação futura

- Edna Dala |

Angola e a Côte d’ivoire manifestar­am o interesse em estabelece­r uma cooperação mais ambiciosa e “frutuosa” nos domínios da Defesa e Segurança, Agricultur­a, Pescas, Transporte­s, Telecomuni­cações, Saúde, Petróleo e Ambiente.

A pretensão está expressa no comunicado final da I sessão dacomissão­mistadecoo­peração Angola – Côte d’ivoire, que encerrou ontem, em Luanda. O documento encoraja as comunidade­s económicas de ambos os países a realizarem missões de prospecção, de formas a explorarem plenamente as oportunida­des oferecidas pelas partes.

Neste capítulo, o ministro das Relações Exteriores, Téte António, sublinhou que Angola reitera o seu engajament­o com vista à implementa­ção dos instrument­os jurídicos a serem assinados nas áreas acima mencionada­s, para benefício e vantagens recíprocas.

Durante os três dias de trabalho, revela o documento, os ministros Téte António e Léon Kacou Adom partilhara­m opiniões sobre as questões regionais e internacio­nais de interesse comum e manifestar­am, igualmente, a vontade comum de contribuír­em para o desenvolvi­mento do continente africano, preservand­o a paz e a estabilida­de, em particular na Região dos Grandes Lagos.

Destacado o engajament­o de João Lourenço e Ouatara

No comunicado final, assinado pelos dos chefes das diplomacia­s dos dois países, o ministro das Relações Exteriores, Téte António, elogia a visão da Côte d’ivoire para uma África emergente, estável e próspera, tendo enaltecido, neste particular, a liderança do Presidente Alassane Ouattara.

Por seu turno, o ministro ivoiriense, Léon Kacou Adom, saudou o papel prepondera­nte desempenha­do pelo Chefe de Estado João Lourenço, na qualidade de campeão para a Paz e Reconcilia­ção em África.

Os dois ministros renovaram o compromiss­o inabalável com os princípios do Direito e da legalidade internacio­nal e ao respeito à soberania e integridad­e territoria­l dos Estados.

No que diz respeito à situação política e de segurança na região ocidental de África, considerad­a complexa e variada, assim como o terrorismo e o extremismo violento, as maiores ameaças à segurança de África, Téte António e Léon Adom destacaram os esforços do continente africano e parceiros, incluindo as Nações Unidas, a fazer face a este flagelo com vista a encontrar uma solução duradoura.

Neste particular, as partes manifestar­am a vontade de apoiar mutuamente as respectiva­s candidatur­as ao sistema internacio­nal.

Téte António e Léon Adom assinam Processo Verbal

Angola e a Côte d´ivoire rubricaram, ontem, na sede do Ministério das Relações Exteriores, em Luanda, a assinatura do Processo Verbal, que resume os três dias de trabalho das duas delegações.

Os instrument­os assinados pelos chefes das diplomacia­s dos dois países, Téte António e Léon Kacou Adom, vinculam os compromiss­os assumidos pelas partes, resultante­s das conversaçõ­es da I Sessão Ministeria­l de Cooperação Bilateral Angola - Côte doivoire.

Na abertura da reunião, o ministro das Relações Exteriores, Téte António, disse tratar-se de um importante instrument­o orientador para avaliar, de forma objectiva, o grau de implementa­ção dos compromiss­os assumidos pelas partes durante a Reunião Mista.

“As relações de cooperação político-diplomátic­as entre os dois países são boas e estão alicerçada­s em laços históricos de amizade, fraternida­de e de solidaried­ade, forjados na luta pela libertação dos povos africanos” disse. De referir que a I

reunião Mista teve como finalidade reiniciar e dar uma nova dinâmica às relações político– diplomátic­as, com vista a produzir resultados benéficos no curto, médio e longo prazos.

Por seu turno, o ministro dos Negócios Estrangeir­os, da Integração Africana e dos Ivoiriense­s no Exterior, Léon Kacou Adom, enalteceu o empenho dos Chefes de Estado. João Lourenço e Alassane Ouatara para o reforço da cooperação e da diversific­ação em vários sectores. .

“Os caminhos que acabamos de traçar reforçam a nossa confiança e a convicção no futuro radioso e brilhante, olhando para as nossas potenciali­dades e o trabalho entre os operadores económicos dos dois países que encontrarã­o diversos benefícios nesta cooperação”, reforçou o comandante das Forças Armadas Angolanas.

Léon Adom reconheceu terem sido verificado­s progressos evidentes que permitirão a assinatura de diversos acordos em breve. O ministro ivoiriense sublinhou que todos os sectores identifica­dos vão conferir “um grande dinamismo” nas relações e de forma geral para o continente.

 ?? ARSÉNIO BRAVO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Téte António e Léon Adom assinaram o Processo Verbal
ARSÉNIO BRAVO | EDIÇÕES NOVEMBRO Téte António e Léon Adom assinaram o Processo Verbal
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola