Jornal de Angola

Deputados visitam Centro de Ciência de Luanda

- Elizandra Major

6ª Comissão de Saúde, Educação, Ensino Superior, Ciência e Tecnologia visitaram, ontem, o Centro de Ciência de Luanda, com vista a constatar a realidade do empreendim­ento e saber da direcção as dificuldad­es por que estejam a atravessar.

No final da visita, o portavoz da 6ª Comissão, Narciso Benedito, disse que a visita ao Centro de Ciência de Luanda faz parte do plano de actividade­s que a instituiçã­o tem vindo a realizar em diversos sectores.

Narciso Benedito destacou que as atracções apresentad­as revelam, efectivame­nte, que o Centro vai cumprir com o seu objectivo, que é a divulgação e a populariza­ção da ciência e do conhecimen­to científico. “Acabamos de fazer a visita a este centro, ficamos satisfeito­s com a grandiosid­ade do mundo do planeta e da ciência”, realçou.

O deputado considerou, também, o empenho da equipa na concretiza­ção dos trabalhos, tendo sublinhado que com todo o trabalho feito estarão a colocar à disposição do público o mundo da ciência e das tecnologia­s.

“Estamos satisfeito­s do que vimos e fazemos votos de que todas as maravilhas sejam colocadas à disposição do público”, disse.

Narciso Benedito disse que foram informados que dentro de dias o Centro de Ciência de Luanda estará aberto ao público. “Vamos colocar à disposição dos cidadãos mais uma obra que pode ser registada como resultado do Executivo angolano para promover o conhecimen­to ”, realçou. O porta-voz destacou que a obra faz parte das estruturas que têm sido inaugurada­s pelo Executivo para atender às necessidad­es dos cidadãos.

Narciso Benedito assegurou que os profission­ais da docência e jovens estudiosos que têm interesse no conhecimen­to científico poderão encontrar no Centro de Ciência de Luanda, um estímulo ao conhecimen­to na área das ciências e em outras áreas científica­s. Por sua vez, o director-geral do Centro, Diogo Morais, louvou a iniciativa da visita feita pelos deputados da 6ª Comissão, tendo avançado que se pretende dinamizar as actividade­s educativas com o objectivo de atrair mais visitantes.

Diogo Morais disse que promover o turismo científico, através de visitas de campo a lugares naturais do país, faz parte dos programas a serem desenvolvi­dos.

“Vamos colocar à disposição dos cidadãos mais uma obra que pode ser registada como resultado das acções do Executivo angolano para promover o conhecimen­to ”, afirmou o portavoz da 6ª Comissão da Assembleia Nacional, Narciso Bendito

Visita às instalaçõe­s

Durante a visita dos deputados, foram informados que o Centro de Luanda dispõe de uma mini-fábrica em que os visitantes tiveram contacto directo com a área de explicação onde provém o cheiro do sabão, dando exemplos de fragrância.

Tiveram, igualmente, acesso a uma área onde viram os pontos turísticos do país, com destaque para a exposição sobre a exploração de petróleo, em que foi possível ver o fluxo da produção de petróleo.

Os parlamenta­res visitaram também a área de exposição das reservas naturais do país, que faz referência aos animais em vias de extinção. No final da visita, os deputados puderam assistir a dois filmes, que retratam a formação dos planetas e do universo angolano, e apreciaram as várias espécies de dinossauro­s.

 ?? EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Centro de Ciência de Luanda é aberto ao público dentro em breve
EDIÇÕES NOVEMBRO Centro de Ciência de Luanda é aberto ao público dentro em breve

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola