Jornal de Angola

Comités dos Direitos Humanos estão activos em 164 municípios

- Manuel Barros | Cacuaco

de Estado para os Direitos Humanos e Cidadania, anunciou, na terçafeira, em Luanda, que o Ministério da Acção Social, Família e Promoção da Mulher está a efectuar a expansão dos comités dos direitos humanos nas 18 províncias e 164 municípios do país.

Ana Celeste Cardoso disse, durante a I conferênci­a sobre os Direitos Humanos e Cidadania, realizada em Cacuaco, procurou sensibiliz­ar e levar toda a preocupaçã­o dos munícipes às autoridade­s competente­s, especialme­nte, em termos de Direitos Humanos.

O embaixador do Reino da Noruega em Angola, Bjornar Hotvedt, afirmou que o país tem dado passos positivos em relação à defesa dos Direitos Humanos, mas, ainda, tem um longo processo por percorrer. O diplomata referiu que a criação dos comités locais de direitos humanos é um g ra nde avanço na salvaguard­a dos direitos das populações, e não só, assim como o exercício da cidadania. “A maioria dos cidadãos ainda tem um conhecimen­to limitado sobre os direitos humanos. É preciso inverter o quadro. As pessoas devem saber exigir os direitos”, disse.

O administra­dor d e Cacuaco , Auzílio Jacob, salientou, no acto, que o Ministério da Justiça e dos Direitos Humanos escolheu a circunscri­ção, devido ao trabalho feito pelo comité local dos direitos humanos tem feito, no domínio da sensibiliz­ação e da aproximaçã­o com os munícipes.

Para o embaixador do Reino da Noruega em Angola a maioria dos cidadãos ainda tem um conhecimen­to limitado sobre os direitos humanos

Auzílio Jacob adiantou que o intercâmbi­o deve incluir, não só os direitos dos cidadãos, mas também os deveres. “Temos de promover mais debates sobre os direitos fundamenta­is”, salientou.

 ?? EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Secretária de Estado Ana Celeste participou na conferênci­a
EDIÇÕES NOVEMBRO Secretária de Estado Ana Celeste participou na conferênci­a

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola