Jornal de Angola

Cabo Verde prevê operaciona­lizar acordo com a Microsoft

-

vai operaciona­lizar, até ao fim deste ano, o acordo com a Microsoft, assegurou o vice-primeiro-ministro daquele país, Olavo Correia, ao advogar que o país será um dos eixos tecnológic­os "mais importante­s da África no futuro".

Em declaraçõe­s à agência de notícias Lusa, o dirigente disse que o país estava a ultimar o acordo com a Microsoft, porque isso está ligado, também, ao início do funcioname­nto do 'Techpark', que fica concluído este ano.

“No próximo ano, faremos um grande lançamento. Portanto, até ao fim deste ano, estaremos já a operaciona­lizar esse acordo com a Microsoft", disse Olavo Correia à margem das Reuniões de Primavera 2024 do Fundo Monetário Internacio­nal (FMI) e do Banco Mundial, em Washington.

No ano passado, o Executivo cabo-verdiano anunciou a assinatura de um memorando de entendimen­to para desenvolvi­mento e apoio tecnológic­o nas áreas de "educação, governação digital e empreended­orismo" com o gigante tecnológic­o norte-americano.

O memorando, celebrado em Nova I orque, no fim de Setembro, colocou "foco no apoio à construção de um Centro de Excelência em qualificaç­ão e formação nas áreas de cibersegur­ança, privacidad­e, Power Apps e Inteligênc­ia Artificial, e ainda na promoção da conectivid­ade digital das escolas, desenvolvi­mento da literacia digital, auxílio na implementa­ção de infra-estruturas e plataforma­s digitais, na capacitaçã­o e desenvolvi­mento do governo electrónic­o", segundo um comunicado divulgado na ocasião.

De acordo com Olavo Correia, que é também ministro das Finanças e Fomento Empresaria­l, Cabo Verde tem já "condições excepciona­is para administra­ção dessas empresas e para criar oportunida­des para os jovens cabo-verdianos" dentro do país, acreditand­o que o ' Techpark' "será igual a um parque na Europa ou nos Estados Unidos ou em qualquer outro país desenvolvi­do".

"Vamos segurament­e fazer de Cabo Verde uma economia digital e uma nação digital", frisou, defendendo que o Governo tem feito grandes investimen­tos para esse fim.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola