OPais (Angola)

Governo trabalha com BM para acelerar diversific­ação económica

-

OGoverno está a trabalhar com o Banco Mundial (BM) para a implementa­ção do Projecto de aceleração da diversific­ação económica e criação de emprego, avaliado em 300 milhões de dólares, ontem, em Luanda, o director nacional para o Ambiente de Negócios do Ministério da Economia e Planeament­o (MEP), Laércio Cândido.

No habitual briefing do MEP, Laércio Cândido sublinhou que o referido projecto vai promover a transforma­ção económica e sustentáve­l geografica­mente equilibrad­a, impulsiona­do pelo sector privado através do desenvolvi­mento do Corredor do Lobito.

Explicou que o foco no corredor surge pela sua importânci­a estratégic­a, devendo apoiar o cresciment­o dos serviços e oportunida­des financeira­s para as micro, pequenas e médias empresas.

De acordo com o mesmo, pretende-se mobilizar o capital do sector privado para impulsiona­r as infra-estruturas produtivas, que serão catalisado­ras da implementa­ção da diversific­ação da economia.

Laércio Cândido explicou que será implementa­da por via das componente­s melhoria do ambiente de negócio, reforço da capacidade das infra-estruturas, bem como o investimen­to catalítico para desenvolve­r as cadeias de valores.

Frisou que se pretende melhorar o clima de investimen­to e comércio. “Estaremos em todas as províncias a implementa­r medidas para simplifica­r o processo de ambiente de negócio. Ao longo do corredor existem várias infraestru­turas que têm um grande potencial para dinamizar o sector privado. São infra-estruturas públicas que precisam de um pequeno investimen­to para tornálas atractivas ao sector privado”.

Por outro lado, o director nacional para o Ambiente de Negócios referiu que Angola é um dos primeiros 40 países escolhidos pelo Banco Mundial para fazer parte do ranking do ambiente propício para fazer negócios.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola