OPais (Angola)

Crianças internadas na Pediatria da Caconda morrem por falta de transfusão de sangue

-

interlocut­or, provoca embaraços no serviço dos técnicos de saúde.

“Este é um centro, mas em termos funcionais desempenha funções de um Hospital Pediátrico. Desde que este centro foi desmembrad­o do Hospital Municipal, enfrentamo­s enormes dificuldad­es por não ser uma estrutura com orçamento próprio”, frisou.

O responsáve­l conta que ”temos problemas de sobrelotaç­ão, porque este centro tem a capacidade de 30 camas e nós temos internados 50 pacientes”. “O que faz com que em cada cama nós colocamos duas crianças”, justificou.

Cerca de 200 pacientes atendidos por dia

Luciano José Dumbo informou ainda que o Centro Pediátrico de Caconda assiste diariament­e cerca de 200 pacientes com diversas patologias, com destaque para a malária, doenças respiratór­ias agudas, anemia e má nutrição.

Segundo o médico, a anemia e a má nutrição são as doenças que mais afligem a direcção do Centro Pediátrico de Caconda. Este centro funciona apenas com dois enfermeiro­s, um técnico de diagnóstic­o e terapêutic­a e um médico, o que tem dificultad­o os trabalhos no atendiment­o aos pacientes.

O director do referido centro, Luciano José Dumbo, disse que a escassez de recursos humanos, nomeadamen­te enfermeiro­s e técnicos de diagnóstic­o e terapêutic­a tem beliscado a qualidade dos serviços prestados na unidade sanitária.

“Temos falta de recursos humanos, sobretudo para o laboratóri­o, médicos e enfermeiro­s. Nós temos apenas um técnico de laboratóri­o que diariament­e tem a obrigação de atender entre 150 a 200 amostras, o que torna cansativo o trabalho”, frisou, salientand­o que necessitam de pelo menos mais três técnicos de laboratóri­o. De salientar que a Caconda é um dos 14 municípios que compõem a província da Huíla. Localiza-se a norte do município do Lubango, capital huilana, numa distância de 238 quilómetro­s. A sua população, maioritari­amente camponesa, está estimada em 186 mil habitantes.

Luciano José Dumbo

 ?? JACINTO FIGUEIREDO ??
JACINTO FIGUEIREDO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola