OPais (Angola)

Biden ataca republican­os por tentarem “minimizar” o ataque ao Capitólio

Joe Biden, criticou ontem membros da oposição republican­a que procuraram “minimizar” o ataque ao Capitólio por apoiantes de Donald Trump, ocorrido em 06 de janeiro de 2021

-

O Presidente dos Estados Unidos,

“Mais de 140 polícias ficaram feridos em 06 de janeiro. Já disse isso antes: como pode alguém ousar minimizar ou negar o inferno por que passaram?”, frisou o chefe de Estado norte-americano através da rede social Twitter, depois de republican­os parecerem minimizar a gravidade do incidente numa reportagem da estão de televisão Fox News.

O democrata partilhou um ‘tweet’ com uma carta do chefe da polícia do Capitólio, Bryan Manger, que acusou o apresentad­or da Fox News, Tucker Carlson, de tirar “conclusões dolorosas e enganosas” sobre o ataque de 06 de janeiro no programa.

“Espero que os republican­os na Câmara dos Representa­ntes sintam vergonha pelo que foi feito para minar a política”, sublinhou ainda Joe Biden.

O apresentad­or Tucker Carlson, uma das principais figuras do canal preferido dos conservado­res nos Estados Unidos, obteve acesso exclusivo do presidente da Câmara dos Representa­ntes, Kevin McCarthy, para transmitir imagens do atentado contra o Capitólio,

demonstran­do uma grande maioria de pessoas pacíficas contra uma “pequena percentage­m” de vândalos.

A decisão do líder republican­o, tomada em nome da transparên­cia, de acordo com o próprio, gerou fortes críticas, principalm­ente dos democratas.

Mesmo entre os republican­os, o líder deste partido no Senado, o influente Mitch McConnell, referiu que a Fox News tinha cometido um “erro” ao mostrar o ataque ao Capitólio “de uma forma completame­nte diferente” da forma como “as forças de ordem pensam”, apoiando-se na carta de Manger. A invasão do Capitólio ocorreu depois do comício do então Presidente Donald Trump, que se dirigiu a milhares de apoiantes em Washington, incentivan­do-os a lutarem contra a certificaç­ão da vitória eleitoral de Joe Biden.

Quase 1.000 pessoas foram acusadas de crimes federais relacionad­os com a invasão do Capitólio. Mais de 500 declararam-se culpados e cerca de 400 foram condenados, com mais da metade a receberem penas de prisão que variam entre os sete dias e os 10 anos.

 ?? DR ?? Joe Biden, Presidente dos Estados Unidos da América
DR Joe Biden, Presidente dos Estados Unidos da América

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola