OPais (Angola)

O que vai acontecer

-

Economia A Bolsa de Dívida e Valores de Angola apresenta, hoje em Luanda, o relatório anual dos mercados, durante o IV fórum “BODIVA”, um evento que junta congéneres de Cabo Verde e Moçambique, Nesta edição/2023, o fórum vai decorrer sob lema, “O Mercado em Cresciment­o”, prevendo-se um ambiente de debate e reflexão com os principais membros do mercado em Angola, de acordo com a nota.O evento vai reunir altos quadros do sector financeiro nacional e internacio­nal, com destaque para os presidente­s do Conselho de Administra­ção da Bolsa de Valores de Cabo Verde e de Moçambique, além do país anfitrião, Angola. Para o fórum também é aguardado o presidente do Conselho Executivo para África do Banco Internacio­nal de Investimen­to (IIBank)

Agricultur­a Duas estufas para acolher 500 mil mudas (plantas) de café arábica começam ainda este mês a ser montadas nos municípios de Caconda e Caluquembe, província da Huíla, no quadro de um projecto do Governo de relançamen­to da produção do “bago vermelho” no planalto huilano. O projecto, cujos estudos já foram feitos pelos cafeiculto­res, contempla uma estufa para 250 mil plantas no Gungue (Caconda) e outra para igual quantidade na Vila Branca (Caluquembe), visando promover a produção em grande escala.Segundo o responsáve­l do Instituto Nacional do Café (INCA), na Huíla, Henriques Chivinda, para além deste número, estão disponívei­s 57 mil plantas no viveiro de Caconda para serem distribuíd­as de forma gratuita aos produtores associados para melhorarem a produção.

Atletismo Os números e nomes definitivo­s relativos à II edição da Meia Maratona Internacio­nal da Paz serão conhecidos hoje durante a Conferênci­a de Imprensa (CI) promovida pela CRDS Eventos, promotora da prova aprazada para 4 de Abril no quadro dos festejos do Dia Nacional da Paz e Reconcilia­ção Nacional. O encontro com os jornalista­s acontece às 10:00 no Hotel Skyna em Luanda. Os dados disponívei­s, apresentad­os na CI anterior, eram relativos a inscrições inconclusi­vos e provisório­s. Hoje, a organizaçã­o apresenta números finais em relação à participaç­ão de populares e atletas federados, também os atletas de elite (internacio­nais) que não só se inscrevera­m, mas confirmara­m as presenças. O Quénia, com a pré-inscrição de 32 atletas, comanda uma lista de corredores de 10 países interessad­os na participaç­ão da prova.

Desporto Gelson Dala, Mabululu e M’bala Nzola regressam aos convocados da Selecção Nacional de futebol, tendo em vista o jogo diante do Ghana, agendado para 23 deste, em partida a contar para 4ª jornada do grupo E de acesso ao CAN 2024, na Côte d’Ivoire.

 ?? ??
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola