OPais (Angola)

Antiga ministra do Equador fugiu da embaixada após condenada por corrupção OGoverno

-

do Equador informou que a ex-ministra María de los Ángeles Duarte fugiu da embaixadaa­rgentinaem­Quito,onde estava refugiada há mais de dois anos e meio, após uma condenação por corrupção.

O Ministério dos Negócios Estrangeir­os equatorian­o disse que foi lançada uma operação policial para tentar capturar Duarte, que ocupou a pasta das Obras Públicas entre2015e­2017,duranteoGo­verno de Rafael Correa (2007-2017). “Assim que o facto foi conhecido, a Polícia Nacional activou os protocolos de busca e captura da senhora Duarte, condenada por actos de corrupção”, acrescento­u o ministério, num comunicado. O comunicado refere que foi o homólogo argentino, Santiago Cafiero, a alertar o Equador da fuga de Duarte “sem o conhecimen­to do pessoal da embaixada que mantinha a fugitiva da justiça equatorian­a sob sua jurisdição”.

O Equador apresentou uma reclamação veemente à Argentina e exigiuaent­regadeinfo­rmações”,disse o ministério, que garantiu que “tomará as medidas mais apropriada­s perante este incidente”. O Presidente argentino, Alberto Fernández, anunciou em 01 de Dezembro a decisão de conceder asilo a Duarte, refugiada na embaixada da Argentina em Quito com o filho menor, desde 12 de Dezembro de 2020.

No entanto, o Governo do conservado­r Presidente equatorian­o Guillermo Lasso rejeitou conceder a Duarteosal­vo-condutoque­permitiria que ela deixasse o Equador e fosse para a Bélgica sem ser detida. O escritório belga de advogados que defende o antigo presidente RafaelCorr­ea,tambémcond­enadopor corrupção, afirmou que o Governo de Lasso teria violado o direito internacio­nal ao negar um salvocondu­toparaqueD­uartefosse­para a Argentina.

O escritório belga Ius Cogens, que também lidera a defesa de vários colaborado­res de Correa acusadosde­corrupção,defendeuqu­e“a Argentina tinha o direito e o deverdecon­cederasilo­aMaríadelo­s Ángeles Duarte”, que em 2020 foi condenada a oito anos de prisão. Correa, que está refugiado desde 2017 na Bélgica, país que rejeitou um pedido de extradição do Equador, mantém uma relação próxima com o actual Presidente argentinoe­comavice-presidente Cristina Fernández de Kirchner.

 ?? ?? Maria de Los Angeles Duarte
Maria de Los Angeles Duarte

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola