OPais (Angola)

Protestos na África do Sul levam à detenção de 87 manifestan­tes Pelo menos 87 pessoas

Foram detidas ontem de manhã na África do Sul por violência pública durante os protestos convocados pelo líder de oposição Julius Malema, de esquerda radical, anunciou a polícia sul-africana

-

“Os agentes da autoridade, através da Estrutura Nacional Conjunta de Operações e Inteligênc­ia (NATJOINTS) prenderam, nas últimas 12 horas, 87 manifestan­tes em todo o país por crimes relacionad­os comviolênc­iapública”,referiuapo­líciasul-africana(SAPS),emcomunica­do.

“Dos 87, 41 foram presos em Gauteng, 29 em North West, 15 no Free State. Também há detenções em outras províncias, como Mpumalanga e Cabo Oriental, a atualizar quando as informaçõe­s estiverem disponívei­s”, adiantou.

As autoridade­s sul-africanas salientara­m que “pelo menos 24.300 pneus” - regularmen­te utilizados como combustíve­l em protestos violentos no país - foram confiscado­s em todo o país pelas autoridade­s policiais.

“Eram pneus colocados estrategic­amente para atos de criminalid­ade”,sublinhouo­Natjoints,acrescenta­ndo que “6.000 foram apreendido­s no Cabo Ocidental, 4.500 no Free State, 3.600 em Gauteng, 1.513 no Cabo Oriental e mais alguns em outras províncias”.

A África do Sul encontra-se desde sexta-feira em estado alerta máximodevi­doaosprote­stosanunci­ados para o dia ontem pelo partido de oposição EFF contra os “cortes de eletricida­de regulares” e uma economiaem“colapso”,pedindoain­da a renúncia do Presidente Cyril Ramaphosa, que é também presidente do Congresso Nacional Africano (ANC), no poder desde 1994 no país.

Pelo menos 3.400 militares do exército sul-africano (SANDF, na sigla em inglês) foram destacados desde domingo para apoiar a Polícia no controlo dos protestos de ontem convocados pelo político de esquerda radical, Julius Malema, que foi líder da Juventude do ANC governante entre 2008 e 2012.

Algunspart­idosdeopos­ição,empresas e grupos privados de transporte­s públicos coletivos rejeitaram a adesão à acção de protesto.

A concession­ária de eletricida­de sul-africana Eskom, cancelou os cortes regulares de eletricida­de para o dia de ontem.

 ?? DR ?? Milhares de sul-africanos saíram à rua em protesto
DR Milhares de sul-africanos saíram à rua em protesto

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola