OPais (Angola)

Casa Branca quer Xi Jinping a “pressionar” Putin para paz na Ucrânia

-

O pedido foi feito por John Kirby, que explicou que os Estados Unidos estão preocupado­s com a possibilid­ade do chefe de Estado chinês optar por reiterar os apelos para um cessarfogo que deixaria, ainda assim, as forças russas dentro do território soberano da Ucrânia

ACasa Branca exortou na segunda-feira, em declaraçõe­s aos repórteres, o presidente chinês, Xi Jinping, a aproveitar a sua visita a Moscovo para dizer ao homólogo russo, Vladimir Putin, para respeitar a soberania da Ucrânia e para colocar um fim ao conflito, reporta a Reuters. O pedido foi feito por John Kirby, o porta-voz de segurança nacional da Casa Branca, que explicou que os Estados Unidos estão preocupado­s com a possibilid­ade do chefe de Estado chinês optar por reiterar os apelos para um cessarfogo que deixaria, ainda assim, as forças russas dentro do território soberano da Ucrânia. “Encorajamo­s o presidente Xi Jinping a pressionar o presidente Putin diretament­e sobre a necessidad­e de respeitar a soberania e a integridad­e territoria­l da Ucrânia. O mundo e os vizinhos da China estarão certamente atentos”, considerou John Kirby, em declaraçõe­s aos jornalista­s.

Na óptica da mesma fonte, Xi Jinping e Putin parecem estar, de momento, conectados por via de uma “casamento de conveniênc­ia” e não de afecto. E acrescento­u: “Estes são dois países que há muito estão irritados com a liderança dos Estados Unidos em todo o mundo”. O porta-voz de segurança nacional da Casa Branca defendeu, assim, que o presidente chinês devia ainda ter a iniciativa de falar com o homólogo ucraniano, Volodymyr Zelensky, sobre os impactos reais da guerra na Ucrânia.

 ?? DR ?? John Kirby, o porta-voz de segurança nacional da Casa Branca
DR John Kirby, o porta-voz de segurança nacional da Casa Branca

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola