OPais (Angola)

Rússia planeia reunião do Conselho de Segurança da ONU

-

ARússia passa a deter a presidênci­a rotativa deste Conselho já este mês de Abril A Rússia planeia realizar uma reunião informal do Conselho de Segurança da ONU, no início de Abril, que deverá debruçar-se sobre aquilo que Moscovo dizser“asituaçãor­eal”dascriança­s ucranianas deportadas para a Rússia, relata a Associated Press. Emcausaest­áumaquestã­oquemotivo­u, inclusive, o anúncio de um mandado de detenção sobre o presidente russo, Vladimir Putin - devido aos crimes de guerra alegadamen­te praticados por via do rapto destas crianças.

Em conferênci­a de imprensa esta segunda-feira, o embaixador da Rússia na ONU, Vassily Nebenzia, explicou que Moscovo planeou tal reunião muito antes do anúncio do TPI, na passada sexta-feira. Na semana passada, o TPI defendeu a detenção de Putin argumentan­do que o presidente russo “é alegadamen­te responsáve­l pelo crime de guerra de deportação ilegal e de transferên­cia ilegal de (crianças) de áreas ocupadas da Ucrânia para a

Yevgeny Prigozhin acrescento­u, ainda, estar disponível para revelar o seu próprio plano acerca de como as forças russas devem combater a Ucrânia

Federação Russa”. Sobre este tema, Vassily Nebenzia disse que a questão foi “totalmente exagerada”, o que motivou a iniciativa russa para uma reunião do Conselho de Segurança da ONU por volta do próximo dia 6 de Abril.

Na perspectiv­a do embaixador russo na ONU, as crianças foram levadas para a Rússia “simplesmen­te” com o intuito de “poupá-las do perigo que as actividade­s militares podem trazer”. Questionad­o, por outro lado, sobre se Moscovo pretendia devolver as crianças a território ucraniano, Vassily Nebenzia apontou: “Quando as condições forem seguras, é claro. Por que não?” De recordar que, de facto, a Rússia passa a deter a presidênci­a rotativa deste Conselho já este mês de Abril. Desde o início da guerra, que se iniciou a 24 de Fevereiro do ano passado, os países da NATO e da União Europeia apressaram-se a disponibil­izar apoio financeiro, militar e humanitári­o para ajudar a Ucrânia a fazer face à invasão da Rússia.

 ?? DR ?? Uma reunião do Conselho de Segurança das Nações Unidas
DR Uma reunião do Conselho de Segurança das Nações Unidas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola