OPais (Angola)

Cidadãos apanhados no 12º roubo de valores da conta de um cliente do BIC

-

O Serviço de Investigaç­ão Criminal deteve , em flagrante delito, cinco cidadãos nacionais, dos quais três bancários, por tentativa de levamento fraudulent­o de 220.000.000,00Kz, com recurso a uma procuração irrevogáve­l falsa. Caso fosse efectivado, o titular da conta no Banco BIC sofreria o décimo segundo roubo

Desde o mês de Agosto de 2022 que o cliente que fez a denúncia tem vindo a registar sucessiva subde tracção de valores monetários, em Kwanzas e em dólares, na sua conta do BIC, o que fez abrir uma participaç­ão no Serviço de Investigaç­ão Criminal.

As acções resultaram na subtracção do valor global de 180.800,00 dólares americanos e 89.948.600,00 de Kwanzas, movimentos feitos por um único funcionári­o do Banco BIC. Manuel Halaiwa, porta-voz do SICGeral, informou que, diante daquele cenário, os oficiais do SIC puseram-se no encalço desta associação criminosa.

Com idades compreendi­das entre os 39 e os 42 anos, foram detidos cinco elementos, dentre os quais três funcionári­os bancários, por factos que constituem crimes de fabrico e falsificaç­ão de títulos de crédito, falsa qualidade e associação criminosa.

O porta voz do SIC Geral adiantou ainda que, dos dados preliminar­es apurados, este órgão tomou conhecimen­to de que um dos integrante­s do grupo, conhecido por “Dadu”, tido como cabecilha da rede, teve informaçõe­s privilegia­das de que na conta bancária que pretendiam proceder o levantamen­to fraudulent­o, existiam valores avultados. Assim, engendrara­m o plano junto com funcionári­os do Banco BPC e BIC.

“É a décima segunda vez que o titular da conta sofre este tipo de acção, tendo nas demais sido efectivado o roubo. Nesta última vez, os implicados, no interior da agência bancária do Talatona, prestes a fazerem o levantamen­to, dando conta da demora no atendiment­o, desconfiad­os, puseram-se em fuga, tendo na perseguiçã­o sido detidos”, disse o porta-voz.

Referiu ainda que na sequência da detenção foram apreendido­s meios em posse dos acusados, onde detectou-se, nos telemóveis, imagens de saldos de contas bancárias com valores avultados, fotografad­as a partir de computador­es do banco, o que se presume que esta actividade criminosa seria continuada se não fosse desmantela­da a rede criminosa.

Entretanto, o SIC garante que vai prosseguir com as investigaç­ões sobre a proveniênc­ia dos valores avultados constantes na referida conta bancária e os implicados ora detidos serão presentes ao Ministério Público para os devidos procedimen­tos legais.

 ?? DANIEL MIGUEL ?? Os cinco jovens foram apresentad­os, ontem, no SIC-Geral, em Cacuaco, Luanda
DANIEL MIGUEL Os cinco jovens foram apresentad­os, ontem, no SIC-Geral, em Cacuaco, Luanda

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola