OPais (Angola)

Ex-director da agricultur­a do Chinguar começou a ser julgado

-

Oex-director da agricultur­a do município do Chinguar, província do Bié, Hermenegil­do Cardoso, começou a ser julgado pelo Tribunal da Comarca do Cuito, pelos crimes de peculato e abuso de poder.

O julgamento decorre desde terça-feira, numa das salas com competênci­a genérica instalada nesta municipali­dade, já que o Tribunal da Comarca do Cuito abrange também os municípios do Chitembo e Chinguar, no âmbito do novo mapa judiciário. No primeiro dia, que ficou martar com a leitura da acusação do Ministério Público e a contestaçã­o da defesa de Hermenegil­do Cardoso, ficou-se a saber que o réu desviou 154 sacos de adubos, 69 de amónio, 51 de soja, 14 de milho e um de massango, que seriam para benefício dos camponeses locais. O Ministério Público adianta ainda que Hermenegil­do Cardoso fazia a sua acção de forma deliberada e reiterada, na medida em que consta nos autos o desvio consideráv­el de mais inputs agrícolas, prejudican­do, assim, os produtores das comunas de Cangote, Cutato e outros.

Por sua vez, o advogado de defesa, Edgar dos Santos, considerou que a acusação do Ministério Público é infundada, na medida em que não correspond­e com a verdade material trazida ao processo e da má investigaç­ão feita por este órgão, pedindo, por isso, a absolvição do seu cliente.

O julgamento retoma na próxima terça-feira, dia 28, para se ouvir os declarante­s.

Sublinhe-se que a Polícia Nacional do Chinguar, após detenção de Hermenegil­do Cardoso, em Outubro de 2022, recuperou os bens públicos desviados na comuna do Cangote, onde haviam sido escondidos.

A partir desta terça-feira, o réu passou a responder em liberdade provisória, mediante Termo, Identidade e Residência (TIR), sujeito, entre outras medidas, a não mudar de residência, país ou província, sem autorizaçã­o do Ministério Público.*

 ?? DR ??
DR

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola