OPais (Angola)

Prender Putin? Blinken insta países europeus a “cumprir a sua obrigação”

-

“Qualquer pessoa que faça parte do tribunal e tenha obrigações deve cumprir as suas obrigações”, defendeu o responsáve­l norteameri­cano

O secretário de Estado dos Estados Unidos da América (EUA), Antony Blinken, instou, esta quarta-feira, os países europeus signatário­s do Tribunal Penal Internacio­nal (TPI) a “cumprir a sua obrigação” e prender o presidente russo, Vladimir Putin, que é alvo de um mandado de detenção internacio­nal. As declaraçõe­s de Blinken surgiram à margem de uma audiência no Senado, na qual o secretário de Estado norte-americano foi questionad­o sobre o mandado.

“Há um mandado de captura de Putin pelo TPI por raptar crianças na Ucrânia e levá-las para a Rússia, verdade?”, perguntou a senadora Lindsey Graham.

“Há um mandado de captura de Putin pelo TPI por raptar crianças na Ucrânia e levá-las para a Rússia, é isso mesmo”? perguntou Graham. “Se Putin viesse para os Estados Unidos por qualquer razão, será que o entregarem­os ao TPI?”, acrescento­u.

Blinken hesitou em responder à questão porque “teria de olhar para as leis”. “Como sabem, não fazemos parte do TPI e, por isso, não quero envolver-me nessa hipótese”, justificou.

Já no caso dos países europeus que fazem parte do Estatuto de Roma, o responsáve­l norteameri­cano afirmou que “qualquer pessoa que faça parte do tribunal e tenha obrigações deve cumprir as suas obrigações”. Na sexta-feira passada, o TPI anunciou a decisão histórica de emitir mandados de captura contra Vladimir Putin e também a comissária russa para os direitos das crianças, Maria Alekseyevn­a Lvova-Belova. Em causa estão acusações contra as forças e o governo russos, que terão raptado e deportado crianças ucranianas para território russo, ao longo da invasão da Ucrânia.

O ministro dos Negócios Estrangeir­os de Portugal, João Gomes Cravinho, já se pronunciou sobre o caso e garantiu que, caso Vladimir Putin, num cenário hipotético, venha a Portugal, o país irá “correspond­er” às suas “responsabi­lidades” e deterá o presidente russo.

O conflito entre a Ucrânia e a Rússia começou a 24 de fevereiro de 2022 com o objetivo, segundo Vladimir Putin, de “desnazific­ar” e desmilitar­izar a Ucrânia para segurança da Rússia. A operação foi condenada pela generalida­de da comunidade internacio­nal.

A ONU confirmou que mais de oito mil civis morreram e cerca de 13 mil ficaram feridos na guerra, sublinhand­o que os números reais serão muito superiores e só poderão ser conhecidos quando houver acesso a zonas cercadas ou sob intensos combates.

 ?? ?? Secretário de Estado dos Estados Unidos da América (EUA), Antony Blinken
Secretário de Estado dos Estados Unidos da América (EUA), Antony Blinken

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola