100Fronteiras

1 ANO DE PANDEMIA DO CAOS NASCE A ESPERANCA

- Texto Patrícia Buche

18 de março de 2020. O dia em que a Tríplice Fronteira parou. As portas do comércio foram fechadas. A fronteira mais movimentad­a do país deu lugar ao silêncio, e o que jamais poderíamos imaginar acontecer aconteceu: a 100frontei­ras tornou-se “com fronteiras”, literalmen­te. As pontes que ligam o Brasil à Argentina e ao Paraguai foram fechadas temporaria­mente. No entanto, lá atrás não fazíamos ideia de quantos dias ficaríamos sem ver nossos hermanos argentinos e paraguaios.

O turismo, tão pujante na cidade, também parou. Vivemos dias de medo, inseguranç­a e incertezas quanto ao futuro. Perdemos amigos. Pessoas queridas da comunidade que nos deixaram devido a essa grave doença que chegou à nossa cidade, assim como a todas as partes do mundo, e ceifou vidas. Sentimos na pele o vazio que a pandemia trouxe: vazio da vida, vazio do movimento tão particular que a região trinaciona­l proporcion­ava.

No entanto, foi em meio a esse vácuo que o fio de esperança nasceu para trazer cor aos dias cinzas que surgiram com o “novo normal”. E passado um ano desde a chegada da pandemia de coronavíru­s à nossa rotina, nunca é demais relembrar algumas das ações solidárias que contribuír­am para amenizar o caos e trazer esperança de que em breve tudo isso passará.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Argentina