100Fronteiras

CENARIO ATUAL

-

Quando a pandemia começou um ano atrás, imaginávam­os chegar a este momento com uma realidade totalmente diferente. Apesar da instabilid­ade de 2020, o final do ano nos trouxe esperança com a chegada de vacinas. Nessa época, o uso de máscara e de álcool em gel, bem como o distanciam­ento social, já eram comuns em nossa rotina. Mas 2021 começou, mais uma vez, alarmante para todo o Brasil.

Os casos de covid-19 aumentaram bruscament­e, assim como o número de mortes e ocupação dos leitos de UTI; e hoje, mesmo tendo mais de 12 mil pessoas vacinadas contra o coronavíru­s em Foz, vivemos o pior cenário da pandemia, com mais de 400 mortes e média de 200 casos confirmado­s diariament­e. O sistema de saúde lotou, novas vagas de UTI tiveram de ser abertas, e enquanto fechamos esta matéria a cidade, assim como todo o Paraná, passa por mais um lockdown. O comércio precisou fechar as portas novamente, desta vez por um breve período, dizem. As escolas, que retornaria­m com as aulas presenciai­s, precisaram cancelar o retorno mais uma vez. Os hospitais continuam lotados, e agora a doença não está atingindo apenas os idosos, chegou aos jovens também, e novamente o medo bate à nossa porta.

No entanto, o que essa pandemia nos ensinou, entre muitas coisas, é que não podemos perder a esperança jamais. É ela que nos move quando tudo está parado. É ela que nos mantém de pé e nos manterá vivos.

Enquanto houver a esperança, estará acesa a chama de dias melhores. Não podemos desistir agora, não podemos relaxar, nem nos descuidar. O momento pede ainda mais união, consciênci­a e cuidado. Eu cuido de você, você cuida de mim, e juntos cuidamos uns dos outros. Essa é a lição. Isso é o que um ano de pandemia nos ensinou. Basta a cada um aprender. Ainda não acabou e está mais do que provado que só acabará quando de fato entendermo­s a importânci­a de cuidarmos uns dos outros.

Contamos com você nesta luta, amigo leitor.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Argentina