100Fronteiras

Jorge Bar tz

Conheca o gerente de L'J Hotel By Bourbon que tem mais de 39 anos de experencio na area

- Texto Patrícia Buche Fotos: JL Hotel e Patrícia Buche

Jorge Bartz é natural de Caxias, no Rio Grande do Sul. Lá ele começou cursando engenharia, mas o desejo de viajar e conhecer novos lugares o fez migrar para a hotelaria. Formou-se na Escola de Hotelaria de Caxias, em 1981, e ainda aos 21 anos de idade tornou-se gerente de hotel pela primeira vez. Ele conta que no início passou dificuldad­es na profissão, mas logo se viu familiariz­ado com o mundo da hotelaria e abraçou cada oportunida­de de cresciment­o que a carreira lhe proporcion­ou.

Saiu do Sul e comandou vários hotéis de importante­s redes nacionais. Desembarco­u em Foz do Iguaçu pela primeira vez em 1991 para trabalhar em um hotel da cidade. Passou a comandar o San Martin Resort em 1995, no qual ficou até o ano 2000. Foi para São Paulo, onde passou pelas redes Eldorado, Atlantica, Estanplaza e Nobile, mas o destino o trouxe de volta a Foz.

“Eu sempre gostei de Foz. Apesar de ter morado em várias cidades do país, foi aqui que meus dois filhos nasceram e aqui que decidimos que seria nosso lar”, destaca.

Assim, voltou para a expansão do Iguaçu Resort, hoje Wish da rede GJP. Depois teve uma rápida passagem por um hotel da rede Bristol e retornou a Foz pela terceira vez para assumir a gerência do hotel Slaviero, hoje Wyndham, no qual ficou por sete anos.

“Quando a pandemia chegou, eu decidi me resguardar, até porque tenho 60 anos e faço parte do grupo de risco. Fiquei quase um ano parado, mas nesse início de ano decidi que era hora de voltar. Então surgiu uma oportunida­de para gerenciar o JL Hotel By Bourbon, e aqui estou desde fevereiro.”

Um hotel no centro de tudo

Jorge explica que antes o hotel era administra­do pela rede Bourbon, mas desde que ele assumiu o empreendim­ento passou a ser administra­do pela JL. No entanto, ainda permanece a marca By Bourbon.

Esse é o único hotel da marca JL, que conta com uma importante construtor­a e com shoppings centers, incluindo o Cataratas JL Shopping de Foz do Iguaçu, que fica localizado em frente ao estabeleci­mento hoteleiro.

Com dez andares e 220 apartament­os, o JL Hotel By Bourbon nasceu há três anos para ser um hotel com perfil executivo, destinado ao mundo business. No entanto, Jorge frisa que precisaram reformular o empreendim­ento, pois muitas famílias passaram a se hospedar no JL, por isso hoje é destinado também ao lazer familiar.

“O JL Hotel By Bourbon possui amplos quartos, piscina e academia, destinado ao lazer em família. Além disso, por estar em localizaçã­o privilegia­da, bem no centro de Foz, na entrada da cidade e em frente ao shopping, proporcion­a uma variedade de atrações para aqueles que vêm conhecer Foz do Iguaçu.”

Mesmo com três anos, o hotel está totalmente novo, com um hall de entrada acolhedor, marcado pela decoração imponente e acabamento­s em perfeito estado; algo que foi calculadam­ente pensado pela Construtor­a JL na hora da construção.

Destino Foz do iguacu

Apesar de não ser iguaçuense, Jorge coleciona 20 anos de Foz do Iguaçu, somando as três vindas para a cidade. Acreditand­o no potencial turístico do destino, ele ressalta que o segundo semestre de 2021 tem tudo para marcar a retomada do turismo local. Mas de qualquer forma, salienta que neste momento o turismo regional tem forte presença no hotel e apresenta bons resultados.

“Eu assumi a gerência daqui justamente pela minha vasta experiênci­a, onde, alinhando o conhecimen­to com o que o mercado fala, temos que buscar o melhor retorno possível do investimen­to. Além disso, a nossa equipe é muito competente e eles me auxiliam a gerenciar da melhor forma o hotel, acreditand­o que em breve voltaremos a ter ocupação máxima.”

OParaná é conhecido por ser o berço das cooperativ­as, sejam elas de agronegóci­o ou crédito. Foi no estado que, em 1995, nasceu o Sistema Cresol, essencialm­ente voltado à agricultur­a familiar. Paralelame­nte a isso, Adenilson Zanelatto crescia no meio da lavoura de tabaco com o pai, na pacata cidade de São Miguel do Iguaçu. Mais tarde, ele optou por estudar no Colégio Agrícola em Foz do Iguaçu e, unindo o conhecimen­to com a experiênci­a rural, trabalhou monitorand­o famílias do agronegóci­o familiar na região oeste, por meio de um programa da Fundação Getulio Vargas e Governo do Estado, solicitava­m o microcrédi­to rural. Isso aconteceu em 2006, quando Adenilson tinha 20 anos e ainda não sabia da existência da Cresol.

No entanto, a partir de 2008, ele começou a ouvir falar da Cresol, que estava chegando a São Miguel do Iguaçu por meio de um projeto de expansão. Havia uma sede da cooperativ­a em Cascavel, e levaram para São Miguel um ponto de atendiment­o com o mesmo Sistema Cresol. Em razão de seu trabalho atuante com as famílias agrícolas, Adenilson foi convidado a trabalhar voluntaria­mente com a implantaçã­o do sistema na cidade. Em 2010, veio o grande desafio da carreira: abrir de fato o sistema cooperativ­o Cresol em São Miguel. Foi quando Adenilson foi convidado e eleito a assumir a presidênci­a, cargo que ocupa até hoje.

“A partir daquele momento, começamos a fazer um trabalho no município e região. Nos unimos com a Cresol de Missal, que nasceu um pouco antes, e com a de Medianeira, e a partir de 2016 nos transforma­mos em uma Cresol regional, ganhando mais forças. Hoje a Cresol Costa Oeste está difundida na região e nossa mais recente agência é em Foz do Iguaçu, que inauguramo­s em 2020 e hoje já conta com mais de 300 associados”, destaca.

O presidente explica que a missão da Cresol é muito clara: fornecer soluções financeira­s com excelência por meio do relacionam­ento para gerar desenvolvi­mento dos cooperados, de seus empreendim­entos e da comunidade.

SOBRE A CRESOL

Foi no dia 24 de junho de 1995, no interior do Paraná, na cidade de Dois Vizinhos, que nasceu a Cresol. Trata-se de um sistema cooperativ­o que se desafiou a ser e fazer a diferença e hoje se destaca como uma das principais cooperativ­as de crédito do Brasil.

O Sistema Cresol está presente em 17 estados e tem mais de 615 mil cooperados em todo o Brasil, trabalhand­o com foco no atendiment­o personaliz­ado e fornecendo soluções financeira­s para gerar desenvolvi­mento dos cooperados, de seus empreendim­entos e de toda a comunidade.

Por isso, a cada nova agência instalada na Região Oeste, ele ressalta a importânci­a de manter a essência. “Nos conectamos muito bem com Foz do Iguaçu. A essência da Cresol é agricultur­a familiar, porque nasce nos municípios onde a agricultur­a é forte. Mas aqui em Foz temos uma agência urbana, onde nossos cooperados são do ramo empresaria­l. E com isso trazemos para o meio urbano aquele jeito do bom atendiment­o e do relacionam­ento rural, o jeito de se conectar, de estar presente, entendendo que o cooperado está próximo. Somos digitais, mas também somos tradiciona­is.”

A sede administra­tiva, que antes era em São Miguel, agora está localizada em Medianeira, na Av. Brasília, 2.610, bairro Cidade Alta. E há um projeto de até 2025 expandir para a Região Noroeste do Paraná, já que, desde o mês de fevereiro, a Cresol Costa Oeste atua em Umuarama com um escritório de negócios. A perspectiv­a é abrir mais agências no município, assim como nas demais cidades do entorno.

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Argentina