Agora

Frio em Parelheiro­s bate recorde do ano com 2,4˚C

Temperatur­a no bairro foi registrada na madrugada de ontem, a mais fria da capital desde julho de 2013

- (FSP e FP)

Parelheiro­s (zona sul) registrou ontem a menor temperatur­a da capital no ano, 2,4˚ C, em mais um dos recordes ocorridos com a onda gelada desta semana.

Segundo o CGE (Centro de Gerenciame­nto de Emergência­s), a menor temperatur­a mínima já registrada no bairro foi de 2˚C (em junho de 2009 e em agosto de 2006). A medição no distrito começou a ser feita em 2004.

O frio atrapalhou os negócios da sorveteria Sansel, que fica no centro comercial do bairro. “Vendi um picolé só o dia inteiro. Normalment­e vendo, no mínimo, uns cem sorvetes”, disse o vendedor Caio Henrique, de 18 anos, funcionári­o da sorveteria.

“Eu só consegui dormir com quatro cobertores grossos e, mesmo, assim rangendo os dentes”, disse a secretária Deise Brito da Silva, 22 anos, moradora de Parelheiro­s. “Aqui normalment­e faz frio, mas esta madrugada foi demais”, falou Deise.

“Eu tive que ir buscar mais um cobertor além do edredon que já estava usando. Acordei no meio da noite tremendo de frio”, contou o comerciant­e Fernando Takeda, 48 anos, que mora em Parelheiro­s há 30 anos.

Outros recordes

São Paulo registrou também, ontem, a madrugada mais fria do ano (média de 5˚C), um dia após o recorde anterior (média de 8˚C), segundo dados do CGE.

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorolog­ia) também apontou o mesmo recorde, com registro de 5,5˚C, contra 8,9˚C do dia anterior.

Segundo o Inmet, os 5,5˚C colocam a madrugada de ontem como a mais fria de junho dos últimos 22 anos. Em 30 de junho de 1994, os termômetro­s marcaram 5˚C. O recorde histórico de junho é do dia 26 daquele ano: 1,2˚C. A medição do Inmet foi iniciada em 1943.

Levando em consideraç­ão o ano todo (não só junho), ontem foi a madrugada mais fria desde 24 de julho de 2013, quando houve registro de 5,2˚C, segundo o instituto. No Estado, a menor temperatur­a foi registrada em Barra do Turvo (322 km de SP): -0,2˚C.

 ?? Zanone Fraissat/Folhapress ?? Pedestre enfrenta frio e vento, no Sumaré (zona oeste de SP), ontem, quando capital enfrentou madrugada mais fria do ano; em Parelheiro­s (zona sul), moradores contam que tiveram que dormir com mais cobertores
Zanone Fraissat/Folhapress Pedestre enfrenta frio e vento, no Sumaré (zona oeste de SP), ontem, quando capital enfrentou madrugada mais fria do ano; em Parelheiro­s (zona sul), moradores contam que tiveram que dormir com mais cobertores

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil