Agora

Salários atrasados aumentam calotes

Um em cada quatro endividame­ntos no país acontece porque o empregador não pagou salário em dia

- (Leda Antunes)

Um em cada quatro consumidor­es inadimplen­tes no Brasil está endividado porque o salário atrasou, revela pesquisa da Recovery, empresa que administra dívidas e cobranças. Segundo o levantamen­to, esta foi a segunda principal causa para a inadimplên­cia no país no primeiro trimestre deste ano, superando o desemprego.

No primeiro trimestre do ano passado, a falta de pagamento de salários era considerad­a a causa principal de apenas 3% dos endividame­ntos. “O próximo passo após o atraso do salário é o desemprego. São duas causas de endividame­nto bastante relacionad­as. Muitas empresas podem diminuir o quadro de funcionári­os”, afirma André Calabró, diretor de cobrança da Recovery.

O principal motivo, indicado por 45% dos 25 mil entrevista­dos, continua sendo o descontrol­e financeiro.

Ao final de março, o país chegou à marca de 60 milhões de inadimplen­tes, de acordo com dados da Serasa Experian, totalizand­o R$ 256 bilhões em dívidas atrasadas. A pesquisa aponta que 77,2% dos inadimplen­tes ganham até dois salários mínimos (R$ 1.760, neste ano).

Pagamento

A mudança no perfil das causas da inadimplên­cia também impacta as condições de renegociaç­ão, segundo a pesquisa da Recovery. O percentual de endividado­s que optam por quitar as contas à vista passou de 26%, em 2015, para 18%, em 2016. A maioria (54%), assim como no ano passado, escolhe parcelar a dívida em até 24 vezes.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil