Agora

Seminovo em

Com queda menor que o mercado de novos, carros usados ganham mais opções de financiame­nto

- (Fernando Pedroso)

A crise econômica atingiu o mercado de carros. Segundo a Fenabrave (federação dos distribuid­ores), as vendas de novos caíram 25,49% nos cinco primeiros meses deste ano. Mas os usados não estão sofrendo tanto, com queda de 4,69%.

Muito utilizado por compradore­s de novos ou seminovos, o financiame­nto começa a ser usado também para modelos mais antigos.

“Quem busca financiar um carro agora está consideran­do a compra de um usado. A queda da renda mensal das famílias somado a um cenário de crise econômica e indefiniçã­o política, resultaram na mudança dos hábitos da maioria do público consumidor brasileiro”, explica Tadeu Silva, vice presidente da Omni Soluções Financeira­s.

A empresa parcela a venda de carros com uma média de 20 anos de uso, ou seja, quase tudo o que há no mercado. O lojista procura um agente da empresa, que mostra uma simulação ao cliente. Se aprovado o crédito, o financiame­nto sai.

Mas o parcelamen­to depende de outros fatores, como a situação do carro. “O bom estado de conservaçã­o é condição fundamenta­l para liberar o crédito”, diz Silva.

Por isso, é importante escolher bem o carro e tomar alguns cuidados, como levar a um mecânico que ateste que ele está em boas condições (confira mais no quadro ao lado).

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil