Agora

Motores mais

Iveco ajusta motores da linha extra-pesada Hi-Way para ficarem com mais força em rotações menores

- (José Mathias)

A leva de novidades que a Iveco apresentou para a sua linha 2017 atinge também o seu maior caminhão, o HiWay. As mudanças foram pontuais, com ajustes nos motores para ganharem mais torque (força) e fazer com que a potência apareça em giros mais baixos.

As alterações começam na versão de 440 cv, que ganhou 15 kgfm de torque, indo a 22,5 kgfm. A versão de 480 cv foi de 22,5 kgfm para 24 kgfm de torque. O topo de linha, de 560 cv, também recebeu melhorias, mas sem alteração nos seus 25 kgfm.

Essas mudanças contemplam a nova turbina, o novo coletor de escape, o novo vo- lante do motor e o aumento da eficiência do sistema de arrefecime­nto, além de uma nova calibração geral de mo- tor e caixa. A fábrica promete retomadas mais eficientes, resultando em menor tempo médio de viagem e maior produtivid­ade, além do consumo mais baixo.

Outra mudança dos modelos Hi-Way está nas versões 4x2 e 6x2, que receberam uma nova geração de eixo trativo, o MS 18X, da Meritor. Ele ganha coroa e pinhão forjados, além da utilização da tecnologia de solda a laser para a fixação das peças internas, o que amplia a resistênci­a do conjunto e aumenta a vida útil dos componente­s internos. Existe ainda a versão 6x4, que manteve o eixo 23-168.

Toda a linha Hi-Way traz transmissã­o automatiza­da. Há duas opções de cabine: com teto médio e com teto alto, essa de série no Hi-Way de 560 cv de potência. Todas são do tipo leito, com 2,5 m de largura.

 ??  ?? Uma das novidades é o eixo mais resistente Cabine com teto alto, de série na versão mais cara
Uma das novidades é o eixo mais resistente Cabine com teto alto, de série na versão mais cara
 ??  ?? Visual do Iveco Hi-Way não muda na linha 2017
Visual do Iveco Hi-Way não muda na linha 2017

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil