Agora

Donos da Kiss e músicos vão a júri popular por 242 mortes

Eles também serão julgados por tentativa de homicídio de 636 feridos em incêndio na boate, em 2013

- (FSP)

Santa Maria (RS) Os empresário­s Elissandro Spohr e Mauro Hoffmann e os músicos Marcelo Santos e Luciano Leão, acusados de serem os responsáve­is pelo incêndio na boate Kiss, em Santa Maria (RS), que matou 242 jovens em janeiro de 2013, vão a júri popular. Eles esperam o julgamento em liberdade.

A decisão é do juiz Ulysses Fonseca Louzada, da 1ª Vara Criminal de Justiça de Santa Maria. Em sua sentença, Louzada entendeu que há indícios suficiente­s de que os acusados sejam os responsáve­is pelo incêndio, como argumentou o Ministério Públi- co, em sua denúncia.

Formado por sete jurados, o conselho de sentença do Tribunal do Júri vai decidir se os quatro réus são culpados ou inocentes. Eles são acusados pelo crime de homicídio com dolo eventual (quando a pessoa assume o risco de causar a morte), qualificad­o por meio cruel (fogo e asfixia) e motivo torpe (ganância) na morte das 242 pessoas, além de tentativas de homicídio dos mais de 636 feridos.

Em sua denúncia, o Ministério Público aponta que os empresário­s são responsáve­is porque colocaram nas paredes e no teto espuma altamente inflamável e sem indicação técnica de uso. Além disso, segundo a Promotoria, eles contratara­m um show da banda Gurizada Fandanguei­ra no qual sabiam que o grupo realizava exibições com fogos de artifício, e mantiveram a casa noturna superlotad­a, sem condições de evacuação e segurança.

No caso dos músicos, a Promotoria afirma que eles já conheciam bem o local, onde já haviam se apresentad­o, e, mesmo assim, adquiriram e acionaram fogos de artifício, que sabiam se destinar a uso em ambientes externos, e direcionar­am para o teto da boate, dando início à queima do revestimen­to inflamável.

Asfixia

O fogo na boate começou por volta das 3h do dia 27 de janeiro de 2013, quando um músico da banda acendeu um artefato pirotécnic­o. Faíscas atingiram a espuma usada como revestimen­to acústico, que começou a queimar. A maioria das vítimas morreu por asfixia.

 ?? Germano Roratto - 27.jan.2013/Efe ?? Bombeiros trabalham em frente à boate Kiss, em Santa Maria (RS), na madrugada do dia 27 de janeiro de 2013; maioria das vítimas morreu asfixiada
Germano Roratto - 27.jan.2013/Efe Bombeiros trabalham em frente à boate Kiss, em Santa Maria (RS), na madrugada do dia 27 de janeiro de 2013; maioria das vítimas morreu asfixiada
 ?? Marcelo D. Sants/FramePhoto./Agência O Globo ??
Marcelo D. Sants/FramePhoto./Agência O Globo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil