Agora

Papa afirma que ataques revelam mundo em guerra

Declaração é feita um dia após padre ser degolado em igreja na França por dois extremista­s islâmicos

- (Agências)

O papa Francisco afirmou ontem que o “mundo está em guerra”, em declaraçõe­s a bordo do avião que o levou a Cracóvia, na Polônia, no dia seguinte ao assassinat­o de um padre na França por dois extremista­s.

‘Fala-se tanto de segurança, mas a palavra verdadeira é guerra. O mundo está em guerra porque perdeu a paz. Quando falo de guerra, falo de uma guerra de interesses, de dinheiro, de recursos, não de religiões. Todas as religiões querem a paz”, afirmou ele durante a viagem para participar da Jornada Mundial da Juventude.

“Depois de muito tempo, o mundo está em uma guerra fragmentad­a. Ela pode não ser a mais orgânica, mas é organizada, é a guerra”, disse ele. “Não devemos ter medo de falar esta verdade. O mundo está em guerra porque a paz foi perdida.”

Em sua primeira viagem à Polônia, o papa Francisco participar­á hoje da Jornada Mundial da Juventude, evento que reúne jovens católicos de todo o mundo a cada três anos. O tom costuma ser de celebração, mas neste ano o clima é afetado pelo assassinat­o de um padre na França em um ataque reivindica­do pela fação terrorista Estado Islâmico.

As notícias da invasão de uma missa em Saint-Etienne-du-Rouvray, no norte do país, chocaram os participan­tes da jornada.

 ?? Bartosz Siedlik/AFP ?? O papa Francisco discursa em Cracóvia, na Polônia, onde participar­á da Jornada Mundial da Juventude
Bartosz Siedlik/AFP O papa Francisco discursa em Cracóvia, na Polônia, onde participar­á da Jornada Mundial da Juventude

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil