Agora

Caixa dois em campanha é prrobllema do PT,,, diz Dilma

Presidente afastada diz que partido deve responder sobre supostos pagamentos feitos a João Santana

- (FSP)

A presidente afastada Dilma Rousseff negou que sua campanha em 2010 tenha pago US$ 4,5 milhões de caixa dois para o marqueteir­o João Santana e disse que ele cobrou dívidas da eleição para a tesouraria do PT.

“Ele [Santana] diz que recebeu isso em 2013. Ora, a campanha começa em 2010 e até o final do ano, antes da diplomação, ela é encerrada. A partir do momento em que ela é encerrada, tudo o que ficou pendente de pagamento da campanha passa a ser responsabi­lidade do partido”, disse Dilma ontem, em entrevista à rádio “Educadora”, de Uberlândia (MG).

As afirmações da presidente afastada foram feitas após ser questionad­a sobre a audiência de Santana e sua mulher, Mônica Moura, com o juiz Sergio Moro, em que o casal admite ter recebido dinheiro de caixa dois para a primeira campanha de Dilma ao Planalto.

“Não é a mim que você tem que perguntar isso. Como disse o próprio João Santana, com quem ele tratou essa questão foi com a tesouraria do PT”, afirmou.

A Moro, Mônica disse que após cobranças insistente­s ao PT, o casal foi chamado em 2013 pelo então tesoureiro do partido, João Vaccari Neto, e informado que enfim teria o débito saldado. Vaccari orientou Mônica a procurar o engenheiro Zwi Skornicki, que tinha negócios com a Petrobras.

Na entrevista, Dilma ainda diz que sua campanha “não tem a menor responsabi­lidade sobre em que condições pagou-se a dívida remanescen­te de 2010, porque ela foi paga três anos depois”.

Não é a primeira vez que Dilma usa o argumento de que Santana não acusou sua campanha de ter quitado dívidas com dinheiro de caixa dois. Na segunda, ela disse à rádio francesa “RFI” que Santana e Mônica se referem a episódios posteriore­s à dissolução do comitê financeiro da campanha. “É público e notório que eu jamais autorizei caixa 2”, disse a presidente afastada.

 ?? Eduardo Knapp - 28.set.2014/Folhapress ?? A então presidente Dilma Rousseff recebe orientaçõe­s do publicitár­io João Santana durante debate na campanha das eleições presidenci­ais de 2014; marqueteir­o admitiu em delação ter recebido caixa 2
Eduardo Knapp - 28.set.2014/Folhapress A então presidente Dilma Rousseff recebe orientaçõe­s do publicitár­io João Santana durante debate na campanha das eleições presidenci­ais de 2014; marqueteir­o admitiu em delação ter recebido caixa 2

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil