Agora

Agência proíbe extrato de tomate com pelo de roedor

- (FSP)

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) proibiu ontem a venda de lotes de extrato e molho de tomate de cinco marcas diferentes que continham pelos de roedores acima do limite tolerado pela legislação.

Os produtos são das marcas Pomarola, Elefante, Predilecta, Aro e Amorita (veja os lo- tes ao lado) e foram flagrados pela diretoria de Santa Catarina da agência. As fabricante­s terão que recolher os estoques no mercado.

A proibição foi publicada ontem no “Diário Oficial da União”. Derivados de tomate podem ter até um fragmento de pelo de roedor para cada 100 g, segundo resolução de 2014 da agência.

Procurada pela reportagem, a Cargill, que fabrica o extrato de tomate Elefante e o molho Pomarola, afirmou que cumpre “todas as normas de segurança dos alimentos e padrões de higiene”, e que os produtos dos lotes proibidos “não oferecem qualquer risco à saúde”.

A Predilecta, fabricante da marca de mesmo nome, da Aro e da Amorita, afirmou que não reconhece as falhas apontadas pela Anvisa, mas que recolheu os produtos do lote apontado. A empresa disse, ainda, que “opera dentro dos padrões nacionais e internacio­nais” e que é auditada periodicam­ente. Lote 002 M2P, com validade até maio de 2017 Lote 030903, validade até 31 de agosto de 2017 Lote 213 32IE, com validade até março de 2017

Lote 032502, com validade até 18 de agosto de 2017

O que os fabricante­s devem fazer

Retirar os produtos do mercado

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil