Agora

Polícia Federal prende mais um suspeito de terrorismo

Morador de Nova Iguaçu, no Rio, fazia apologia ao Estado Islâmico em redes sociais, diz a polícia

- (FSP)

Nova Iguaçu (RJ) A Polícia Federal prendeu anteontem o brasileiro Chaer Kalaoun, 33 anos, em Nova Iguaçu, município da região metropolit­ana do Rio. Ele é suspeito de fazer apologia ao Estado Islâmico e foi detido com base na lei antiterror.

Na semana passada, a Polícia Federal prendeu 12 suspeitos de simpatizar com grupos terrorista­s. Parte deles é acusada de planejar ataques na Olimpíada do Rio.

Kalaoun vinha sendo monitorado por agentes dos Estados Unidos. Nas redes sociais, de acordo com a Polícia Federal, ele fazia apologia ao Estado Islâmico. Em 2013 visitou o Líbano. Ao voltar, trouxe bandeiras do EI.

Durante a Copa do Mundo de 2014, o rapaz foi detido por comprar uma arma automática. Também chamou a atenção dos policiais ele ter uma BMW e não trabalhar.

Chaer é descrito por um parente como sendo recluso, com problemas psicológic­os, mas de boa índole. Segundo o empresário Alam Kalaoun, 30 anos, primo dele, o rapaz de fato fazia postagens de cunho extremista nas redes sociais, mas mais como uma forma de chamar atenção do que por ter uma ligação direta e efetiva com terrorista­s.

“Para mim, tudo não passa de aventura. O Chaer é de boa índole. Era só uma pessoa perdida, mas incapaz de fazer o mal”, disse. O primo conta que o rapaz já teve diversas contas bloqueadas no Facebook por conta de posições radicais. Esse seria o motivo de sua família, formada por imigrantes libaneses, ter se afastado.

Alam afirma ainda que desde o final dos anos 1990, após a morte do pai, ele enfrentava problemas psicológic­os, adotando um comportame­nto recluso.

 ?? Ricardo Borges/Folhapress ?? Prédio onde mora Chaer Kalaoun, 33 anos, em Nova Iguaçu, região metropolit­ana do Rio; ele foi preso anteontem pela Polícia Federal com base na lei antiterror
Ricardo Borges/Folhapress Prédio onde mora Chaer Kalaoun, 33 anos, em Nova Iguaçu, região metropolit­ana do Rio; ele foi preso anteontem pela Polícia Federal com base na lei antiterror
 ?? Reprodução/TV Globo ??
Reprodução/TV Globo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil